Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novato perde ouro para Phelps, mas ganha elogio de seu ídolo

'Ele é meu herói', diz sul-africano após despedida individual do americano

DA ENVIADA A LONDRES

Chad le Clos sabia que seria uma noite especial quando chegou ao bloco de largada. Não parava de pensar no que estava prestes a ocorrer.

Na raia quatro, ali ao lado, seu herói, seu ídolo, seu modelo, estava prestes a largar para a disputa da última prova individual de sua carreira.

Le Clos, 20, estava feliz de fazer parte daquele momento. Mas não podia só estar lá. Tinha de fazer algo para que fosse inesquecível para ele. E também para Michael Phelps.

"Antes de entrar, eu só pensei que era a última prova dele. E eu queria fazê-lo ter de suar para vencer. Acho que atingi a meta", afirmou.

Phelps largava para os 100 m borboleta. Sua última prova individual em Olimpíadas.

Le Clos e o russo Eugeni Korotishkin deram trabalho. O americano, como sempre, passou os primeiros 50 m atrás, em sétimo. E arrancou após a virada. Phelps marcou 51s21. Os dois rivais empataram em segundo, com 51s44.

Ele agora soma 21 pódios em Olimpíadas -são 17 ouros, três em Londres.

Assim que bateu a mão na parede e viu o placar, Le Clos fez a outra coisa que havia planejado antes da prova.

"Eu prometi a mim mesmo que diria a ele que ele era meu herói após aquela prova. Ele me desejou sorte e disse que espera poder me ver fazendo grandes coisas."

Le Clos se comporta como fã, mas não se intimidou diante de Phelps em Londres. Ele entrará para a história como o último a bater o multicampeão olímpico -foi ouro nos 200 m borboleta.

"A gente estava jogando Fifa [jogo de videogame] e apostando quem ia ganhar de quem. Ele é um cara muito competitivo, é ótimo, pode fazer grandes coisas", afirmou Phelps, após a medalha.

Le Clos, que subiu cinco vezes ao pódio nos Jogos da Juventude-2010, é uma das surpresas da Olimpíada. E já é apontado por Phelps como o atleta atual que pode, como ele, nadar múltiplos eventos em uma só competição.

Avaliação que significa muito para o garoto que começou a competir após ver Phelps ganhar seis ouros em Atenas-2004 e que, por anos, treinou para ser como o ídolo. "É uma boa hora para eu parar", brincou Phelps. Hoje, ele irá dizer adeus. (ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.