Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mind the gap*

Uma outra tragédia grega

PAULO COBOS
EDITOR-ADJUNTO DE “ESPORTE”

O BERÇO da Olimpíada agoniza em Londres.

Assim como sua economia, a Grécia tem índices desastrosos nestes Jogos, além de uma forte deterioração moral. A equipe grega nesta Olimpíada é a menor do país nos últimos 20 anos, com queda de 35% em relação a Pequim-08.

Os resultados iniciais também são ruins, com só uma medalha de bronze.

Performance explicada pela decadência grega nas modalidades em que tem mais tradição nos Jogos -ginástica artística, atletismo e levantamento de peso. Na primeira, são só três gregos inscritos, e todos tiveram performances modestas no individual geral.

Pior é a situação das outras duas, envoltas em seguidos casos de doping.

Um dos esportes mais populares do país, o levantamento de peso, que rendeu 15 medalhas aos gregos na história, foi praticamente dizimado após consecutivos resultados positivos no antidoping.

Em Londres, o país tem só um competidor -poderiam ser até 15 caso disputasse todas as provas.

No atletismo, os gregos tiveram dois de seus maiores atletas cortados pouco antes dos Jogos -uma por comentários racistas na internet e outro por doping.

Os cartolas da modalidade divulgaram um comunicado que mostra bem a influência da crise econômica no esporte grego.

Segundo a federação de atletismo, a falta de verba acabou com a fiscalização e transformou o país "num local de armazenagem e trânsito de substâncias proibidas, com traficantes tendo liberdade e impunidade na área esportiva".

Tudo muito triste.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.