Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Remo

Doping exclui brasileira dos Jogos momentos antes de competição

DO ENVIADO A LONDRES - A remadora brasileira Kissya Cataldo, 30, estava se aquecendo para a final C da prova de single skiff de 2.000 m ontem, na cidade de Eaton, 40 quilômetros distante da capital Londres, quando recebeu o recado de que não poderia competir.

Resultado de exame antidoping realizado durante a fase de preparação para os Jogos Olímpicos, no dia 12 de julho, no Rio de Janeiro, acusou a presença de uma substância proibida na urina da atleta.

A credencial da remadora foi confiscada, e ela teve de ser retirada da Vila Olímpica.

Mineira de Uberlândia, Kissya se tornou, portanto, o primeiro atleta brasileiro a ter de abandonar os Jogos-2012 por causa de acusação de doping.

Não foi informado o nome da substância detectada no teste da brasileira. O chefe da equipe de remo do país na Olimpíada e responsável por informar Kyssia do resultado do exame, Sergio Brasil Sztancsa, disse apenas que foi detectado algo que aumenta "a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue" da atleta.

A substância não identificada aumenta a resistência muscular. É comumente vista em exames em que se encontra a droga EPO (eritropoetina), presente na lista de proibições da Agência Mundial Antidoping.

"Kissya ficou em choque, porque estava pronta para competir", relatou Sztancsa. "Ela [Kissya] ficou surpresa porque disse que não tomou nada de diferente e havia feito outros testes antes e depois de 12 de julho que deram negativo", afirmou Sztancsa.

Kissya fora a quarta colocada na primeira bateria. Mas terminou em quinto nas quartas de final, o que a tirou da briga por medalha. A final C do remo serve quase como uma espécie de prêmio de consolação.

(DB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.