Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chinês cai na água antes, volta, bate recorde e vence nos 1.500 m

DA ENVIADA A LONDRES

A cara de espanto de Sun Yang mostrava que algo estava errado. E acabara de ouvir o "tiro" de largada e se jogado na água. Mas estava só. Os outros nadadores continuavam à beira da piscina.

Por uma falha do equipamento, o sinal havia sido tocado na hora errada.

O chinês teve poucos segundos para voltar para cima do bloco de saída e se preparar para nadar 1.500 m.

Poderia ser a ruína de sua final olímpica, mas parece ter lhe dado ainda mais gana.

O gigante de 1,98 m e só 20 anos nadou o tempo todo sem ser ameaçado. Não apenas levou a medalha de ouro como voltou a quebrar o recorde mundial com 14min31s02.

Ao fim da prova, o nadador que costuma fazer cara de mau chorou. "Estava com muito medo de ser desclassificado, fiquei tão assustado. Minha visão ficou branca. No fim da prova, estava aliviado."

Sun já havia melhorado o recorde no Mundial de Xangai-2011, ao superar em frente à sua torcida a marca mais duradoura da natação. Seu recorde era 14min34s14.

"Nos últimos 15 metros eu senti que podia quebrar o recorde. Eu podia ouvir o barulho [das pessoas] de dentro da água. No final, ainda havia uma reserva. Eu tinha margem para ir mais rápido."

O chinês já havia obtido o primeiro ouro em Olimpíadas para a natação masculina de seu país, nos 400 m livre.

Termina os Jogos de Londres-2012 com dois ouros, uma prata e um bronze.

Sun treina parte de sua temporada com Denis Cotherell, ex-treinador de Hackett.

Ontem, enquanto dava a volta na piscina com a medalha, o nadador parou para abraçar o australiano, em seu uniforme verde e amarelo.

A relação dos dois criou controvérsia na Austrália.

O país que tem a natação como um dos esportes mais populares está com medo de ter seus treinadores fazendo seus rivais serem mais fortes.

Em Londres, os chineses foram alvo de especulação por causa do sucesso de suas jovens nadadoras. Levantou--se a suspeita de doping.

"Muitas pessoas pensam que a China tem medalhas por uso de doping, mas posso dizer que é por causa de trabalho duro e treino. Não porque uma é americana e outra é chinesa que não podem ter resultados."

(ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.