Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Campeão foi formado sem ajuda da confederação ou do comitê

DO ENVIADO A LONDRES

Arthur Zanetti é um atleta formado sem apoio da Confederação Brasileira de Ginástica, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ou de patrocinadores particulares.

Só há poucos meses que o ginasta passou a receber um suporte mais forte de algumas dessas organizações.

Antes disso, um trabalho de 14 anos feito pelo clube Sociedade Esportiva Recreativa Santa Maria, de São Caetano, e seu técnico Marcos Goto é que o levaram para a elite da ginástica mundial.

Sua carreira começou em 1998, quando apareceu no clube aos oito anos. "Não fui eu quem o descobriu. Foi ele quem me descobriu", brincou Goto. "Apareceram uns sete meninos lá. Ele era pequeno, forte e muito ágil. Tem o corpo ideal para as argolas."

A partir daí, Zanetti teve apoio de uma equipe, incluindo psicólogo, com dinheiro da associação de pais do clube e do município. Ao apresentar resultados melhores, passou a ter viagens pagas pela confederação e o COB.

Mas sua estrutura para treino só melhorou com verba do clube. A confederação lhe vendeu um tablado com subsídio. Há pouco tempo, Zanetti não tinha argolas de nível da Olimpíada. Isso apesar de a confederação ter ganho R$ 7 milhões do governo em 2011 para comprar aparelhos.

Só há três meses dos Jogos que ele ganhou as argolas do COB, após ser incluído no Time Brasil. No passado, chegou a usar aparelhos feitos pelo pai, que é marceneiro e estava ontem na arena.

Também foi só há dois meses dos Jogos que Zanetti passou a ser patrocinado pela Sadia. "Antes, teve proposta para ele sair do clube e ir para outro lugar para ganhar dinheiro", contou Goto.

O treinador disse que espera que o resultado do atleta mude o cenário. "Vou cobrar", afirmou o técnico.

Outra intenção do treinador, e do ginasta, é que o título olímpico acabe com o preconceito em relação à ginástica masculina no país.

"Apesar de ser visto como esporte para meninas, os meninos também podem participar", disse Zanetti. (RM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.