Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chinês cai, 'pula' os 110 m e emociona estádio

DO ENVIADO A LONDRES

Campeão olímpico em 2004, o chinês Liu Xiang deu uma demonstração de esportividade nas eliminatórias dos 110 m com barreiras.

A prova de ontem foi marcada por trapalhadas: quatro dos nove atletas não conseguiram superar as barreiras e foram eliminados dos Jogos.

Liu Xiang parou já no primeiro obstáculo. Voltou a sentir uma contusão no tendão de Aquiles, que o aflige há pelo menos cinco anos.

Mas, após a prova, o chinês pediu para voltar à pista. Com um pé machucado, ele cumpriu todo o percurso de 110 metros ao lado da pista aos pulos de um pé só.

Ao final, abaixou-se e beijou a barreira. Sua corrida ao estilo saci foi aplaudida por todo o estádio. Ao final, foi amparado por colegas e saiu de cadeira de rodas.

"Nós todos vimos como foi difícil para ele. É uma pena, mas o espírito olímpico estava lá. O verdadeiro espírito de que o importante é competir", afirmou Shuyong Fenn, chefe do atletismo da China.

O dirigente explicou que essa contusão sempre acompanhou Xiang. Ontem, ele rompeu o tendão de novo. "Mas ele não pensa em se aposentar", disse o cartola.

Xiang tem 29 anos e foi o primeiro homem chinês a ganhar uma medalha de ouro no atletismo na história. Mas, em Pequim-2008, sentiu a mesma contusão e teve de abandonar a Olimpíada.

Em uma entrevista anterior, o atleta chinês explicou o significado do esporte para ele. "Para alguns é apenas um trabalho. Mas eu amo isso."

Além do chinês, Shane Brathwaite (Barbados), Arthur Noga (Polônia) e Moussa Dembele (Senegal) também foram desqualificados da prova por não conseguirem superar barreiras. A corrida foi vencida pelo britânico Andrew Turner. (RM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.