Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com 2 filhos no pódio, pai diz que só pensa em ouro

DO ENVIADO A LONDRES

O pai de Yamaguchi e Esquiva Falcão, o veterano lutador Touro Moreno, 75, disse que não pensa mais nas medalhas de bronze, mas em possíveis ouros.

Pai de 18 filhos, 15 deles ainda vivos, ele afirma que as conquistas dos seus descendentes compensam todas as dificuldades por que passou durante sua vida.

"Para mim é uma realização muito grande, apesar de eu não ser do boxe. Eu lutava vale-tudo, sou da época do Carlson Gracie [mestre de jiu-jítsu]", explicou o pai dos medalhistas bastante emocionado.

"Já esqueci o bronze, agora penso apenas nas medalhas de ouro. Estamos na boca [de conseguir]. Estou alegre e confiante."

"E ainda tenho mais um reserva, que é meu filho menor, o Estiva. Tem 15 anos e foi campeão brasileiro da categoria cadetes. Vai dar certo", elogiou Touro Moreno, ao mencionar os demais lutadores da família, quarteto que tem ainda Thomas Edison.

Foi o pai que sugeriu a Yamaguchi que subisse de categoria (de 75 kg para 81 kg) para abrir a possibilidade de Esquiva também conquistar a classificação para os Jogos de Londres e os dois não se enfrentarem.

"Se um boxeador tem 75 kg ou 77 kg, ele consegue lutar contra quem tem 81 kg também. Quem é meio-pesado não precisa pesar 81 kg", explicou Touro. "Minha decisão acabou sendo acertada, com essas duas cartas na manga."

O veterano se lembra do feito histórico dos irmãos Spinks, campeões no boxe em Montréal-1976, que seus filhos tentarão agora duplicar no Reino Unido.

"Lembro dos lutadores [Michael e Leon]. Eles fizeram boas lutas mesmo", completou o pai. (EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.