Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mind the gap*

Poucos, mas velozes de dar inveja

PAULO COBOS
EDITOR-ADJUNTO DE “ESPORTE”

A JAMAICA realmente é um país de um esporte só.

Na sua história olímpica, ganhou 64 medalhas, sendo que só uma, no ciclismo, não foi conquistada no atletismo.

Mas outra conta mostra o quanto seu sucesso nos Jogos é extraordinário.

A Jamaica é o 41º país no quadro de medalhas de todos os tempos -em Londres, foi dormir ontem na 17ª posição, bem à frente da equipe brasileira.

E todas as nações que superam a Jamaica na história têm mais habitantes. São apenas 2,9 milhões de pessoas vivendo na calorenta ilha caribenha.

Isso significa um pódio para cada 45,3 mil habitantes. No caso brasileiro, essa proporção é de uma medalha para cada quase 2 milhões de habitantes.

Se tivesse a mesma proporção de pódios por habitantes do que a Jamaica, os EUA, maior potência olímpica, teriam que ter o triplo de medalhas do que ostentam hoje.

O sucesso jamaicano no atletismo, em que estão inscritos 46 dos 49 atletas do país em Londres, acontece em um pequeno número de provas.

Das 63 medalhas na modalidade, 59 foram ganhas em provas de até 400 m.

Ou seja: a Jamaica praticamente despreza os saltos, as provas de média e longa distância e os arremessos, que formam o grosso do programa do atletismo nos Jogos.

Pouca gente, poucas provas e pouco dinheiro.

A renda média do jamaicano é cerca de 20% menor do que a do brasileiro. E o PIB (produto interno bruto) do país é uma fração do brasileiro.

A federação de atletismo tem como principal fonte de receita o patrocínio da Puma, que supera o investimento estatal na entidade -nem pensar em verbas milionárias vindas da loteria como acontece no esporte brasileiro.

O dinheiro da empresa de material esportivo garante programas de garimpagem de novos talentos.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.