Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

 2014

Fifa lança programa de voluntários para a Copa

Entidade espera contar com 90 mil inscritos

EDER LUIS SANTANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SALVADOR

A Fifa lançou ontem, em Salvador (BA), o Programa de Voluntários para a Copa-2014. Quinze mil pessoas serão selecionadas para o Mundial e outras 7.000 para a Copa das Confederações, em 2013.

Há diversas áreas de atuação, dentro e fora das arenas: serviços médicos, atendimento a torcedores, alimentação, transporte, credenciamento, operações de mídia e tecnologia da informação.

As inscrições podem ser feitas no site www.fifa.com e ficarão abertas inicialmente por 15 dias. O prazo será ampliado se não houver a adesão esperada, de até 90 mil pessoas. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail voluntarios@brasil2014.com.br.

Os principais requisitos são ter mais de 18 anos e disponibilidade para trabalhar ao menos 10 horas por dia durante cerca de 20 dias em dedicação exclusiva ao evento.

Não será dada remuneração, mas os voluntários irão receber auxílios para alimentação e transporte.

A Olimpíada de Londres-2012 recebeu 250 mil inscrições para 70 mil vagas.

De acordo com Comitê Organizador Local da Copa, serão gastos R$ 30 milhões para estruturar o programa de voluntários no Brasil.

A analista de comunicação Diana Maes, 28, que trabalhou como voluntária da área de marketing na Copa da África do Sul, em 2010, classifica a experiência como "ótima", mas diz que teve dificuldades em lidar com as crianças que entravam em campo antes dos jogos segurando bandeiras ou ao lado de atletas.

"Era um monte de criança, e eu tinha de falar em inglês para organizar tudo ao mesmo tempo", afirma.

Já a advogada Danielle Mendes, 38, falou sobre sua experiência no Pan-2007. A dificuldade de locomoção que Danielle tem desde 1993, por causa de um tumor na medula, não a impediu de ajudar no credenciamento.

"Queria mostrar que o Brasil pode participar de grandes eventos", declara.

O gerente do Programa de Voluntários para a Copa, Rodrigo Hermida, diz que até estrangeiros estão procurando informações sobre como trabalhar de graça no Mundial.

O evento em Salvador contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, que integram o Comitê Organizador Local do Mundial brasileiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.