Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atletismo

Drama de Liu Xiang em Londres foi armação, afirma jornal chinês

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Uma das cenas mais emocionantes dos Jogos de Londres, que acabaram no dia 12, foi uma farsa.

De acordo com o diário "South China Morning Post", o episódio em que o chinês Liu Xiang se lesionou ao tropeçar no primeiro obstáculo da prova dos 110 m com barreiras e depois se arrastou pela pista do Estádio Olímpico até beijar a última delas foi uma armação do governo do país.

O jornal afirma que Xiang chegou lesionado a Londres e que dirigentes da equipe chinesa e locutores da TV estatal CCTV sabiam do fato, mas foram obrigados a não revelá-lo.

"Deram instruções a nossos companheiros dizendo que deveríamos considerar uma vitória só o fato de Liu aparecer na largada", afirmou um dos diretores da emissora de TV, que não quis revelar seu nome.

As ordens para a CCTV foram dadas quatro dias antes da prova. Eles foram proibidos de revelar que Xiang tinha uma lesão no tendão de aquiles do pé direito causada pelo excesso de treinos na Alemanha.

Para que o drama ganhasse veracidade, Yang Jian, locutor de atletismo do canal estatal, teve um ataque de choro no momento de transmitir a prova ao vivo e fez um discurso inflamado exaltando o atleta.

A encenação, porém, gerou críticas até de um colega de canal. "A obra teatral da CCTV foi ridícula", afirmou Han Qiaosheng, narrador da natação. De acordo com ele, o colega tinha quatro roteiros preparados para o fracasso de Xiang. "Mas ninguém imaginou que acabaria de um jeito tão triste."

Em entrevista ao próprio canal estatal, o corredor negou ontem que seu drama na Inglaterra tenha sido armado.

"É verdade que eu tinha problemas no meu pé desde antes dos Jogos, mas eu sentia que tinha condições de correr rápido", afirmou Xiang, que em Pequim-08 já havia se lesionado pouco após a partida.

"Quando saltei o primeiro obstáculo senti como se fosse atingido por uma chicotada", justificou o atleta de 29 anos e medalha de ouro nos 110 m com barreiras na Olimpíada de Atenas, em 2004.

A suspeita de armação já vinha sendo comentada nas redes sociais da China desde o dia 7 deste mês, mas apenas ontem foram confirmadas pelo "South China Morning Post".

O único a dar dicas sobre o real estado de Xiang ao chegar em Londres foi seu treinador, Sun Haibing, que disse não sentir "boas vibrações" sobre as chances de seu pupilo ao desembarcar na Inglaterra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.