Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Revelação treina com ídolos e sonha com Jogos do Rio-2016

DA ENVIADA A KINGSTON E TRELAWNY

A brisa que bate na pista de grama do MVP Track and Field Club, em Kingston, não é suficiente para aplacar o calor do começo da tarde.

Apesar do sol forte, o silêncio do local é quebrado pelas passadas fortes e determinadas de Tiffany James, 15. Depois de um leve aquecimento, a adolescente, de short, camiseta da equipe de atletismo da Jamaica e celular na mão, dá início a sua rotina diária desde o ano passado.

Sozinha, corre os 400 m da pista localizada no coração da Universidade de Tecnologia da capital jamaicana repetidas vezes, sem demonstrar cansaço, quase sem suar. Seus colegas de treino estão de férias. Tiffany não. Ela tem um objetivo a cumprir.

"Desde muito pequena sonho em ser uma atleta. É por isso que treino de segunda a sábado, das 8h às 12h, ou quando a minha treinadora autoriza, das 9h às 13h", conta, com a voz muito baixa, a tímida estudante, especialista nos 400 m e nos 800 m.

Tiffany é uma das promessas levadas ao clube no qual estrelas como Asafa Powell, Nesta Carter, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Brigitte Foster-Hylton, entre outros, treinam.

A chance de correr ao lado dos ídolos serve de combustível para os sonhos da jovem. "Às vezes eles estão treinando, e eu só sento e assisto. Isso me motiva", diz a adolescente, que vive com a mãe e seus dois irmãos, uma de 18 e um de 5 anos. A mais velha também é corredora. Mas disputa os 100 m e os 200 m.

"No último Champs [a principal competição entre escolas da Jamaica], ela chegou na final dos 200 m", conta, orgulhosa, antes de falar de seu próprio desempenho no torneio que já revelou talentos como Usain Bolt e Yohan Blake, por exemplo.

"Disputei os 400 m e os 800 m e venci os dois." Foram as primeiras medalhas de ouro de sua escola, a Papine High School, no Champs.

Tiffany, que ganhou a prova dos 400 m em 54s93, tem como sua melhor marca 53s77 -para servir de comparação, a jamaicana naturalizada norte-americana Sanya Richards-Ross foi medalha de ouro em Londres com 49s55.

Mesmo correndo em provas diferentes das suas, a maior inspiração de Tiffany é Shelly-Ann, ouro nos 100 m e prata nos 200 m e no revezamento 4 x 100 m da Jamaica na última Olimpíada. "Ela é muito legal. Sempre falo com ela, mas nunca cheguei a pedir conselhos", conta.

"Gosto de assistir a Shelly-Ann correndo, e ela sempre me diz que eu posso conseguir. Ela me fala: 'Corra, faça a Jamaica orgulhosa'. E é isso o que eu quero", completa Tiffany, antes de abrir um enorme sorriso e se despedir, com um até breve. "Eu estarei no Rio em 2016."

(TC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.