Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo do Rio usa logo 'genérico' da Olimpíada em projeto social

2016
Programa de secretaria de esporte usa nome dos Jogos e estampa símbolo alternativo

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O governo do Rio contraria regras de uso da marca da Olimpíada na cidade e estampa em uniformes de projeto do Estado símbolo diferente do oficial dos Jogos de 2016.

A marca "genérica" é utilizada em um projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer que atende, segundo o órgão informou, 235 mil crianças, adolescentes e idosos em todo o Estado o Rio.

Os uniformes do projeto Rio 2016, além do próprio nome, estampam um símbolo que se assemelha à silhueta do Pão de Açúcar, nas cores azul, vermelho e amarelo.

É uma marca totalmente diferente das três pessoas ligadas por mãos e pés da imagem criada por Fred Gelli.

O uso da marca dos Jogos é uma das principais preocupações comerciais do Comitê Rio-2016 e do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Os órgãos têm equipes específicas para monitorar eventual uso indevido da marca. Os parceiros dos comitês têm regras rígidas a seguir, dentre as quais respeitar os símbolos oficiais.

"O sucesso dos Jogos depende principalmente do apoio de parceiros comerciais. Portanto, o valor dessas marcas é crucial para o adequado financiamento dos Jogos, o que torna imprescindíveis as medidas de prevenção de uso não autorizado", diz o site do Comitê Rio-2016.

O objetivo da proteção à marca é valorizar o símbolo da Olimpíada e de cada uma de suas edições. O comitê organizador negocia com empresas o uso das marcas e nomes associados ao evento.

A estimativa inicial do comitê organizador da Olimpíada carioca é arrecadar, no mínimo, US$ 100 milhões com o licenciamento de produtos oficiais dos Jogos.

O responsável pelos Jogos de 2016 afirmou, em nota, que "está em negociação com os três níveis de governo para a assinatura de contrato de uso não comercial da marca, que irá detalhar todas as condições de uso". A entidade não comentou o uso já feito pelo governo do Rio.

O projeto estadual, iniciado em 2007, recebeu o nome em referência à Rio 2016 em 2009, depois de a cidade vencer a eleição do COI para ser sede dos Jogos Olímpicos. Antes, o programa chamava-se "Suderj em forma".

O órgão estadual alega que o símbolo do projeto "foi criado antes do logo dos Jogos Olímpicos de 2016". "O projeto Rio 2016 não é a marca dos Jogos Olímpicos de 2016."

A secretaria ressalta ainda que o governo do Estado tem a autorização do comitê organizador para usar o nome Rio 2016 no projeto esportivo.

"Após o anúncio do Rio como sede dos Jogos de 2016, o projeto mudou de nome por se tratar do legado social do governo do Estado para a população", diz nota da Secretaria de Esporte e Lazer.

Há 785 núcleos do projeto em 74 municípios do Estado.

O programa da secretaria tem 52 modalidades esportivas, como futebol, natação, judô, balé, entre outras. O principal local do projeto é o Complexo Esportivo da Rocinha, construído com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.