Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Relatório revela que fatos foram forjados para culpar torcedores

INGLATERRA
Houve falhas na segurança e no socorro às vítimas da tragédia que teve 96 mortos

DE SÃO PAULO

Relatório divulgado ontem revelou que autoridades britânicas forjaram declarações e fatos para culpar torcedores do Liverpool pela maior tragédia do futebol inglês.

Em abril de 1989, 96 pessoas morreram após serem pisoteadas e esmagadas durante jogo entre Nottingham Forest e Liverpool, pela Copa da Inglaterra, no estádio Hillsborough, em Sheffield.

Outras 800 pessoas ficaram feridas no tumulto, que começou porque torcedores com ingresso não conseguiam entrar no estádio. Eles atravessaram o portão e se dirigiram a setores lotados.

A conclusão do grupo de investigação, criado pelo governo após pressão de familiares das vítimas, é que houve falha na prevenção e na execução da segurança. Além de no socorro aos feridos.

Segundo o relatório, pelo menos 41 pessoas que morreram poderiam ter sido salvas se o resgate tivesse prolongado o atendimento aos torcedores ainda no estádio.

Na época, autoridades policiais divulgaram que a maioria dos torcedores estava embriagada, que tentou invadir o gramado e que havia até agredido médicos que ajudavam as vítimas.

"Com o peso das novas provas nesse relatório é correto que eu peça desculpas às famílias das 96 vítimas por tudo o que sofreram nos últimos 23 anos", disse ontem o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

À época, a Justiça inglesa considerou as mortes acidentais e o caso foi arquivado -pode ser reaberto agora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.