Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Marcação

Na esteira do primeiro escândalo da Rio-16, o governo federal se aproxima da organização da Olimpíada. A Casa Civil e o Ministério do Esporte, seguindo a vontade da presidente Dilma Rousseff, têm aumentado a frequência de reuniões com COB e comitê organizador dos Jogos para acompanhar de perto como anda o fluxo de dinheiro público para o evento. Após o furto de informações, então, a fiscalização promete aumentar.

Lupa. A ideia do governo é estar próximo da Olimpíada como já faz com a Copa. A participação de Luis Fernandes, indicado pelo governo para integrar o COL, é tida como referência. Hoje, já tem Márcio Fortes na Autoridade Pública Olímpica, mas é desejada uma aproximação maior.

Cara a cara. Na quarta-feira da semana passada, um dia antes da divulgação do escândalo, feita por Juca Kfouri, colunista da Folha, Dilma Rousseff se encontrou com Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio-2016 e do COB. Ambos participaram de uma reunião do Conselho dos Jogos de 2016.

Sem... O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, gostaria de se reunir a sós com José Maria Marin, presidente da CBF e do COL.

...interferência. Em todos os eventos da Fifa de que participa, Marin leva seu vice, Marco Polo Del Nero, também membro do Comitê-Executivo da federação internacional.

Mau exemplo. A experiência com Ronaldo no Comitê Paulista da Copa faz gerar o temor de que o Ministério do Esporte deve ter poucas respostas com Luiz Felipe Scolari, nomeado anteontem consultor voluntário da pasta.

Desfocado. Convidado para ser membro do Comitê Paulista, mas envolvido em projetos particulares, Ronaldo pouco fez ao órgão além de emprestar sua imagem. O receio é que Scolari, ao retomar sua atividade como treinador, deixe o projeto de escanteio.

Pela beirada. Uma das táticas de Kaká para reconquistar a titularidade no Real Madrid é usar jogos de pouca relevância, como o de ontem com o Millonarios-COL, em que fez três gols. A ideia é que, com ele atuando bem, José Mourinho seja pressionado a escalá-lo em partidas do Espanhol e da Copa dos Campeões.

Liberado. A prefeitura deferiu, ontem, o pedido do São Paulo para a construção da cobertura do Morumbi. A obra tem previsão de término em meados de 2014.

Sintomático. Vendo seus rivais, Cruzeiro e Atlético-MG, que têm CTs de alto nível, o América-MG iniciou uma obra para melhorar seu centro de treinamento. Começou nesta semana a construção de um centro de excelência em saúde. O local deve ser usado para tratamento de atletas e também para médicos que quiserem fazer residência no clube.

Colaborou MARCEL RIZZO, enviado especial a Zurique

Dividida

"Os resultados de Pequim-2008 não serão vistos em 20, 30 anos"
ALEJANDRO BLANCO
do Comitê Olímpico Espanhol, sobre o corte de verba pública no esporte, ao "Marca"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.