Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

 2016

Pan do Rio também teve demissão por espionagem

Brasileiro fez cópia de arquivos de empresa

DO RIO

Antes da demissão de dez acusados de furtar documentos da organização dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, na semana passada, um funcionário do Co-Rio (Comitê Organizador do Pan de 2007) já havia sido demitido por copiar sem autorização arquivos da multinacional Event Knowledge Services (EKS).

A empresa prestava serviço ao órgão então presidido por Carlos Arthur Nuzman, que hoje comanda o Comitê Olímpico Brasileiro e o Rio-2016, organizador dos Jogos.

Atual gerente de voluntários do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, Rodrigo Hermida foi desligado do Co-Rio há seis anos por ter copiado dados com senha que não era dele.

A informação foi publicada ontem no blog do colunista da Folha Juca Kfouri, no UOL, empresa do grupo Folha, que edita a Folha.

Segundo o blog, a EKS vinha de experiências vitoriosas em Olimpíadas e nos Jogos da Comunidade Britânica e, terceirizada, preferiu exigir apenas a punição do funcionário invasor e não dar publicidade ao caso, até porque fora escolhida a dedo por Nuzman e sem licitação, o que se repetiu para 2016.

O Rio-2016 e o COB não se pronunciaram sobre a demissão do funcionário do Co-Rio, órgão já extinto.

As duas entidades argumentaram que não respondem pelo comitê do Pan do Rio. Hermida não foi localizado pela reportagem.

Na semana passada, o Rio-2016 demitiu dez funcionários por furtarem informações confidenciais dos organizadores de Londres-2012.

O caso só foi tornado público após a revelação do caso no blog de Juca Kfouri.

Eles integravam uma equipe de cerca de 200 funcionários do comitê brasileiro que trabalharam em Londres nos últimos meses como parte do "programa de transferência de conhecimentos" entre as cidades-sedes do evento.

A organização da próxima edição dos Jogos afirmou que os demitidos "agiram por iniciativa própria, sem o conhecimento de seus chefes imediatos e de nenhuma outra liderança do Rio-2016".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.