Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fifa

Atletas são banidos do futebol por combinar resultado

DE SÃO PAULO - A Fifa baniu ontem três atletas da Guatemala do futebol pelo resto da vida.

O meia Guillermo Ramírez Ortega, 34, e os defensores Yony Wilson Flores Monroy, 29, e Gustavo Adolfo Cabrera Marroquín, 32, são acusados de participar de um esquema para combinar resultados em três partidas internacionais.

Os jogos foram CSD Municipal 1 x 6 Santos de Laguna, do México -pela Liga dos Campeões da Concacaf no dia 19 de outubro de 2010-, Guatemala 2 x 0 Venezuela -em 1º de junho de 2011- e Costa Rica 3 x 2 Guatemala -em 25 de maio deste ano. Os dois últimos foram amistosos.

Com a punição, o trio não poderá mais participar de nenhum jogo de futebol profissional. Antes, os três atletas já haviam sido punidos com o banimento pela Federação de Futebol da Guatemala, o que foi ratificado pela Fifa.

Ramírez e Cabrera chegaram a jogar mais de cem vezes pela seleção do país, incluindo partidas das eliminatórias da Copa de 2014. A Guatemala, porém, já está eliminada.

A Fifa informou que tal decisão foi tomada baseada no artigo 136 de seu Código Disciplinar, que prevê o banimento em caso como o dos guatemaltecos. Ela não deu detalhes sobre as acusações, mas no último encontro de seu Comitê-Executivo, em setembro, tratou do tema de suborno no futebol como prioridade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.