Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Enrolados

Trio de Ferro corre risco de completar segundo ano sem títulos relevantes, o que não ocorre desde os anos 60, quando o Santos dominava

LUCAS REIS
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Trio de Ferro paulistano corre o sério risco de completar dois anos seguidos sem conquistar títulos relevantes.
A última vez que Corinthians, Palmeiras e São Paulo completaram dois anos assim foi em 1964/65 quando os três clubes da capital foram engolidos pelo Santos -bi da Taça Brasil e do Estadual.
Em 2010 e 2011, a equipe de Neymar contribuiu para o fracasso de seus três principais rivais. Mas corintianos, palmeirenses e são-paulinos, antes de mais nada, insistiram em tropeçar sozinhos.
Só o Corinthians pode salvar este biênio marcado por papelões, derrotas incríveis, crises dentro e fora de campo, contratações fracassadas e trocas de treinadores.
Ainda lhe resta esperança: na 34ª rodada, o time continua líder e depende apenas de si para salvar a imagem do
futebol de São Paulo.
Mas, no último domingo, o time treinado por Tite conseguiu perder para o América-MG, então lanterna do torneio, que só havia vencido apenas quatro de seus 32 jogos. E num ambiente amplamente favorável, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, lotado de corintianos.
O ano do Corinthians teve ainda a vexatória eliminação na Libertadores -para o Tolima, antes da fase de grupos- e o vice no Paulista.
O Palmeiras faz papel pior.
No meio do ano passado, realizou o sonho de sua torcida: trouxe de volta Luiz Felipe Scolari. Completou o esquadrão de ídolos do clube repatriando Valdivia e Kleber.
O fracasso de ambos foi retumbante. O segundo foi cortado do clube pelo treinador.
Some-se a isso brigas entre cartolas, um presidente acusado de não ter o comando, reforços com pouca expressão, uma política conturbada, e o resultado são derrotas marcantes dentro do campo.
Como os 6 a 0 sofridos contra o Coritiba na Copa do Brasil, ou a eliminação da Sul-Americana em 2010, contra o Goiás, no Pacaembu.
Em 2011, o São Paulo não disputou a Libertadores, depois de sete presenças seguidas. Na Copa do Brasil, fez feio: caiu ante o Avaí. Foi varrido do Paulista pelo Santos. Até começou bem o Brasileiro, no entanto, hoje ainda luta para voltar ao G4.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.