Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apático de novo, Brasil cai ante Japão

VÔLEI
Time praticamente dá adeus à vaga olímpica na Copa do Mundo

DE SÃO PAULO

Na principal competição do ano, a Copa do Mundo, no Japão, a seleção feminina de vôlei encerra a terceira fase sem ter apresentado uma atuação convincente.
Restando ainda três rodadas para o fim do torneio, o Brasil deu adeus não só ao título, como praticamente também à vaga olímpica. A Copa do Mundo classificará as três melhores seleções para os Jogos de Londres-2012.
Após o revés de ontem para a seleção anfitriã por 3 sets a 0 (26/24, 25/19 e 25/23), o time comandado por José Roberto Guimarães encerrou a terceira fase numa modesta sexta colocação, com apenas 12 pontos, sete a menos que a terceira colocada, China.
A Copa é disputada em sistema de pontos corridos.
Para conseguir a vaga antecipada para Londres-2012, o Brasil terá que vencer todos os jogos restantes -contra Argentina, Argélia e República Dominicana. Além disso, terá que apostar em uma improvável combinação de resultados, que inclui torcer para a frágil seleção do Quênia tirar pontos de China e Japão.
Se não obtiver a vaga olímpica agora, o Brasil terá nova oportunidade em maio, no Pré-Olímpico sul-americano.
Ontem, a equipe voltou a se mostrar apática, tal qual ocorreu na derrota para a Itália por 3 sets a 0 no sábado.
Tanto as italianas quanto as japonesas já haviam enfrentado a seleção brasileira neste ano três vezes e perdido todos os confrontos. Mas, na competição mais importante do ano, o Brasil não resistiu às duas seleções.
A capitã do Brasil, Fabiana, atribuiu a diferença de resultados ao fato de as japonesas terem melhorado.
"O ataque da saída de rede do Japão estava muito rápido, e os ataques do meio e do fundo melhoraram também", disse a central brasileira.
Mas até as japonesas observaram que o desempenho brasileiro esteve abaixo do normal. "Sei que o Brasil é o número 1 [do ranking], mas não acho que esta foi a melhor performance delas", disse a atacante Yukiko Ebata.
A irregularidade, mais uma vez, foi a tônica da atuação brasileira, assim como nas oito partidas anteriores.
O time abusou dos erros, cedendo 19 pontos às rivais japonesas. Além disso, a seleção alternava momentos de vibração com extrema apatia.
A Copa é o sexto torneio disputado pelo Brasil no ano. Pouco antes de chegar no Japão, o time ganhou o ouro no Pan, enquanto grande parte das seleções rivais se manteve concentrada, treinando.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.