Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bellucci tenta redenção na '2ª divisão'

TÊNIS
Brasileiro encerra ano ruim em competição de Challenger em SP

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Das últimas sete vezes que disputou um torneio da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Thomaz Bellucci foi eliminado na estreia.
Hoje, em São Paulo, o 37º do ranking não corre esse risco. O brasileiro enfrenta, não antes das 21h, o americano Bobby Reynolds (121º) nas Finais do Challenger Tour.
O evento, que reúne os melhores da temporada em Challengers (torneios de segundo escalão) e um convidado, não é disputado em mata-mata. Os tenistas são divididos em dois grupos de quatro, e os dois primeiros de cada grupo vão às semifinais.
"É um torneio diferente, em que mesmo perdendo [um jogo] você tem chance de ser campeão", afirmou Bellucci, o convidado da organização.
Além disso, diferentemente de seus últimos torneios, nos quais era um coadjuvante, no Ibirapuera, o brasileiro é o astro principal.
Segundo mais bem ranqueado no torneio, o português Rui Machado está 35 postos atrás de Bellucci, que evita o papel de favorito.
"Eles [os adversários] vêm vencendo bastante, por isso estão aqui", afirmou o brasileiro, que, sem contar a Davis, não vence desde agosto.
Bellucci também citou o fato de a maioria de seus concorrentes ser especialista em quadra rápida, tipo de superfície que ele mesmo reconhece como seu ponto fraco.
"Preciso melhorar o meu nível na quadra rápida para entrar no top 20", afirmou ele, que tinha essa como meta para 2011, mas falhou ao lado do técnico Larri Passos.
A parceria, formada sob grande expectativa, durou apenas uma temporada e acabou de comum acordo.
"A maior razão [do rompimento] foi pela falta de resultados", afirmou Bellucci, 23. "O primeiro semestre não foi ruim, mas o segundo acabou caindo muito", afirmou.
Bellucci disse não ter ideia de quem será seu treinador em 2012. "Devo definir em duas ou três semanas. Estou concentrado no torneio e depois tenho 15 dias de férias", declarou o paulista, que também deve contratar um novo preparador físico.
Sem títulos de primeira linha em 2011 (após um em 2009 e outro em 2010), Bellucci diz não se ver em um nível muito distante do top 15.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.