Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Esquálido

Nunca um campeão nos pontos corridos ganhou tantos jogos pela diferença mínima como o Corinthians de Tite

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians de Tite sofre e faz sofrer, tanto quem torce a favor quanto quem seca.
O time construiu sua liderança -e seu favoritismo- no Campeonato Brasileiro com vitórias magras e suadas, como a de anteontem, sobre o Ceará, por 1 a 0.
Nada menos do que 15 dos 19 triunfos do time neste Campeonato Brasileiro se deram por apenas um gol.
Nunca na era dos pontos corridos, que começou em 2003, um campeão sofreu tanto para vencer seus jogos.
Esse recorde não vai mudar mesmo se o Corinthians for campeão nacional em 2011 com três goleadas nos três jogos que ainda tem por disputar no ano -isso tanto em números absolutos quanto proporcionais.
Até hoje, em três edições os donos da taça venceram por um gol em 12 partidas. Os campeões de 2005 e 2009 (Corinthians e Flamengo) tiveram 50% de vitórias assim.
O Corinthians tem 64 pontos, dois a mais do que o Vasco, o vice. E seus próximos adversários são, em teoria, mais fracos que os do rival.
No domingo, o time paulista recebe no Pacaembu o Atlético-MG, que passou boa parte do torneio lutando para escapar do rebaixamento.
Depois, o Corinthians vai a Florianópolis encarar o Figueirense, sensação da temporada, que ontem empatou sem gols com o Flamengo.
Por último, o alvinegro pega o despedaçado Palmeiras, outra vez no Pacaembu.
A sequência do Vasco começa fácil -Avaí, em São Januário- mas termina com dois clássicos, contra Fluminense e Flamengo, que ainda brigam na parte de cima da tabela de classificação.
O Corinthians só conseguiu vencer quatro partidas por mais de um gol de diferença: bateu Botafogo e Fluminense por 2 a 0, o Atlético-GO por 3 a 0 e impôs ao São Paulo humilhantes 5 a 0, resultado que dificilmente conseguirá repetir neste ano.
Para alcançar a liderança do Brasileiro, o Corinthians se livrou da "empatite".
Nos primeiros 12 jogos do time sob o comando do técnico, foram seis vitórias e seis empates. Essas igualdades custaram ao time resultados amargos no Brasileiro do ano passado e no Paulista e na Libertadores deste ano.
Hoje, o time é um dos que menos empataram no Nacional -sete vezes em 35 jogos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.