Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

José Roberto Torero

A rodada da metáfora

O Corinthians é como o bêbado que balança entre mesas cheias de garrafas e não derruba nenhuma

Imaginativo leitor, imaginária leitora, pensemos numa corrida de 100 m rasos. Mas façamos uma modificação: os atletas correrão com os sapatos trocados, o esquerdo no direito e o direito no esquerdo, e tropeçarão e cairão sem parar.

Hum.... creio que podemos fazer melhor. Sim, imaginemos que a pista é de mármore e está totalmente ensaboada. Melhor ainda: deixemos o politicamente correto de lado e pensemos em vinte corredores mancos.

Ou seja, nossa prova de 100 m é disputada por 20 corredores mancos, com sapatos trocados, numa pista de mármore ensaboada.

Eis aí o Campeonato Brasileiro.

Nenhum time consegue se manter de pé por muitos passos. É o campeonato do tropeço. O Corinthians conseguiu ficar muito tempo ereto no começo da disputa e, por isso, é o líder até aqui.

Faltam três rodadas, e ainda podemos ter muitos tropicões. Praticamente só Vasco e Corinthians têm chances. E o Corinthians é o favorito. Não por ter jogos teoricamente mais fáceis (Atlético-MG, Figueirense e Palmeiras somam 142 pontos) que os do Vasco (Avaí, Fluminense e Flamengo somam 145). Mas porque suas 15 vitórias por um gol de diferença mostram que ele é como aqueles bêbados de fim de noite, que balançam entre as mesas cheias de garrafas e não derrubam nenhuma. No Brasileiro, o Corinthians é o rei do triz.

De qualquer forma, nada será definido neste fim de semana. Não na Série A. Mas sim em todas as outras.

Na Série D, teremos a final do campeonato. No primeiro jogo, o Tupi venceu o Santa Cruz por 1 a 0, em Minas. Amanhã, em Recife, o Santinha pode dar o troco e ter o melhor ano das últimas décadas, pois já ganhou o Estadual e agora pode voltar à Série C. É o começo da longa escalada para sair do poço.

Na Série C, temos a disputa pela última vaga de acesso. Joinville, CRB e Ipatinga já garantiram as suas. Falta a última, que pode ser do Paysandu ou do América-RN. Juntos, os dois times têm 75 títulos estaduais. Um deles honrará sua tradição. O outro continuará no purgatório.

E, na B, temos a penúltima rodada, que pode classificar Náutico, Ponte Preta e Bragantino (Vitória, Sport, Boa e Americana ainda têm chances). Mas a melhor luta é para não cair. Três já tombaram, mas ainda resta uma bala. Nada menos que sete clubes ainda disputam uma roleta russa para ver quem irá para a Série C.

Tropeções, poços, purgatórios e balas. Rodadas finais são tão emocionantes que só as metáforas dão conta de traduzi-las.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.