UOL


São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Roy Jones Jr. enfrenta hoje adversário 15 kg mais gordo

Americano busca ser 1º campeão médio e pesado desde o século 19

Steve Marcus/Reuters
John Ruiz (esq.), atual campeão dos pesados pela Associação Mundial, encara Roy Jones Jr., que tentará lhe tomar o cinturão


EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O americano Roy Jones Jr. enfrenta na madrugada de amanhã desvantagem de 15 kg para tentar ser o primeiro ex-campeão dos médios (limite de 72,5 kg) desde o século 19 a ganhar um cinturão dos pesados (sem limite de peso) e o segundo meio-pesado (limite de 79,3 kg) na história a fazê-lo.
O compatriota John Ruiz, campeão dos pesados pela Associação Mundial de Boxe, será o adversário de Jones Jr., em combate previsto para 12 assaltos, em Las Vegas, nos EUA. A pesagem apontou que Jones Jr., favorito nas bolsas de apostas em 2 por 1, está com 87,6 kg. Ruiz, com 102,6 kg.
O cartel de Jones Jr. registra 47 vitórias, 38 delas por nocaute, e 1 derrota. Ruiz tem 38 vitórias, 27 nocautes, 4 derrotas e 1 empate.
O britânico Bob Fitzsimmons, que havia sido campeão dos médios, tornou-se campeão dos pesados ao bater James J. Corbett, em 17 de março de 1897. Os pesos, porém, não eram tão díspares: Fitzsimmons pesou 75,8 kg, contra 83 kg de Corbett, uma diferença de "só" 7,2 kg. Posteriormente, após perder o título, ele ganhou o cinturão dos meio-pesados.
Além de Fitzsimmons, o outro ex-campeão dos médios que tentou ser campeão pesado foi Stanley Ketchel (77 kg), que perdeu para Jack Johnson (93,7 kg).
O americano Michael Spinks foi o primeiro campeão dos meio-pesados a ser também titular da categoria máxima ao superar Larry Holmes pelo cinturão da Federação Internacional de Boxe, em 21 de setembro de 1985.
Na ocasião, a diferença de peso era de 9,5 kg a favor de Holmes, que lutou com 100,3 kg. Além dele, outros 12 campeões dos meio-pesados tentaram o cinturão dos pesados, mas fracassaram.
Em duas oportunidades o campeão dos meio-pesados até apresentou vantagem de peso sobre o peso-pesado: Quando Gus Lesnevich desafiou Ezzard Charles, em 1949, e quando Archie Moore enfrentou Floyd Patterson, pelo título vago, em setembro de 1955. Apesar da vantagem, perderam.
Além de Fitzsimmons e Spinks, o único campeão por uma das três principais entidades (AMB, FIB e Conselho Mundial de Boxe) a subir de categoria e ser campeão dos pesados foi Evander Holyfield, que bateu "Buster" Douglas em 1990. Seu primeiro reinado havia sido entre os cruzadores.


Texto Anterior: Homens ofuscam mulheres em Acapulco
Próximo Texto: Panorâmica - Vôlei: Superligas começam fase final depois do Carnaval
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.