São Paulo, sexta-feira, 01 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fora da star, Torben fica distante da Olimpíada

Velejador agora decide vaga na final da America's Cup

ALEC DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Maior colecionador de medalhas olímpicas da história do iatismo, o brasileiro Torben Grael, 46, vive uma encruzilhada enquanto cresce sua relevância em provas como America's Cup e Volvo Ocean Race.
Ao mesmo tempo em que brilha nas longas campanhas das regatas oceânicas, Torben vê ficar mais distante o desejo de disputar a sétima Olimpíada, em Pequim-2008. Não sobra tempo para velejar de star, embarcação que lhe deu quatro pódios nos Jogos (o outro foi na soling). A última vez que ele participou de um torneio da classe foi em outubro.
A partir de hoje, a bordo do barco italiano Luna Rossa, o atleta inicia a disputa do título da Louis Vuitton Cup, eliminatória para a America's Cup. O adversário é o Team New Zealand. O vencedor desafiará o suíço Alinghi, atual campeão.
A falta de assiduidade nos eventos da star fez Torben despencar no ranking mundial que dominava. Na atual classificação, ele aparece na 95ª posição, a 3.926 pontos de Robert Scheidt, o segundo da lista.
Scheidt será, na seletiva brasileira para Pequim, a principal ameaça a Torben, mas não a única. Ao mesmo tempo em que lutará pela única vaga nacional na Olimpíada, o iatista estará envolvido com outra competição de peso, a Volvo Ocean Race. Ali, capitaneia o barco brasileiro que, em 2006, alcançou a terceira posição na regata que singra oceanos do globo durante vários meses.
Antes de encarar a longa jornada, o atleta ainda empresta parte de seu tempo à equipe brasileira, que depende de vultoso patrocínio para se lançar ao mar em setembro de 2008, dias após a Olimpíada chinesa.
Um eventual sucesso na America's Cup também deixará Torben longe da star. Se avançar com o Luna Rossa à decisão, o velejador perderá o Mundial de Portugal, no final de junho.


Texto Anterior: Xico Sá: A vingança dos Aflitos
Próximo Texto: Presidente da CBV dita quanto vale o "passe" do vôlei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.