São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Federer avança e se torna azarão

TÊNIS
Em Roland Garros, suíço enfrentará Djokovic, que já o superou três vezes neste ano


Ian Langsdon/Efe
Federer saca contra Monfils, em Paris

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O suíço Roger Federer, terceiro colocado do ranking mundial, venceu ontem o francês Gael Monfils, nono, por 3 sets a 0 e avançou às semifinais de Roland Garros.
Pegará, na sexta, o sérvio Novak Djokovic, cujo adversário das quartas, o italiano Fabio Fognini, desistiu do jogo devido a lesão muscular.
Federer, que tem o recorde de semanas consecutivas na liderança do ranking da ATP (237, entre 2004 e 2008), entrará no duelo como o azarão. Ele não venceu nenhum torneio importante em 2011.
Já Djokovic, vice-líder do ranking, foi campeão em quatro Masters 1.000 e conquistou o Aberto da Austrália. Ele não perde há 43 jogos.
Em 2011, os dois duelaram três vezes, todas vencidas pelo sérvio. Em ascensão, Djokovic é o tenista a ser batido em Paris. Questionado sobre isso, Federer desconversou.
"Meu plano sempre foi chegar à final. Foi por isso que eu entrei no Aberto da França. Não foi para parar Novak", disse o suíço, que venceu Roland Garros em 2009, mas caiu nas quartas de final no ano passado.
Federer jogará para quebrar um longo jejum. Há 16 meses, ele não chega à final de um Grand Slam. A última vez foi em janeiro de 2010, no Aberto da Austrália.
É o maior período desde que o tenista de 29 anos ganhou o primeiro grande torneio: Wimbledon, em 2003.
Se vencer o duelo, Djokovic já terá garantido pontos suficientes para chegar ao topo do ranking. Nesse caso, o sérvio deixará para trás o espanhol Rafael Nadal, que faz hoje o segundo jogo da quadra Philippe Chatrier, contra o sueco Robin Sordeling.
É curioso que Nadal dependa de Federer para permanecer líder do ranking, já que o espanhol foi o responsável por interromper o reinado suíço, em 2008. Ele também é seu maior algoz: no confronto direto, o espanhol tem 16 vitórias. Federer venceu apenas oito vezes.
Mas Nadal não vive grande momento. O pentacampeão de Roland Garros foi eliminado nos dois últimos torneios no saibro, piso em que é especialista -Madri e Roma.
Nas duas vezes, por Djokovic. "Já ganhei aqui cinco vezes, não tenho obrigação de ganhar a sexta", disse Nadal.

NA TV
Roland Garros
09h ESPN e ESPN HD




Texto Anterior: Tostão: Delírio quixotesco
Próximo Texto: Francesa vence e anima torcida local
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.