São Paulo, quarta-feira, 01 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volta da França arma caçada a suspeitos de uso de doping

Com base em passaporte biológico, evento cria lista de quem será testado

DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a Volta da França começar, alguns ciclistas terão marcas invisíveis nas costas.
Os responsáveis pelo controle antidoping do mais badalado tour do mundo preparam um arsenal nunca antes visto para evitar escândalos na edição de 2009. O pacote inclui a perseguição até a atletas suspeitos de uso de substâncias proibidas.
A UCI (União Ciclística Internacional) planeja fazer 520 testes durante a Volta, que começa no sábado. Além de favoritos, quer testar competidores cujos passaportes biológicos apontem possíveis problemas.
O passaporte contém os perfis de sangue e esteroides dos atletas, e variações desses níveis podem significar doping.
Nas últimas semanas, 50 ciclistas foram testados.
Outra estratégia da UCI é pegar os competidores de surpresa. A entidade decidirá quem será examinado só 15 minutos antes do fim de cada etapa.
Amostras de sangue e urina também serão congeladas e guardadas para, no futuro, poderem ser testadas por novos métodos mais sensíveis ou serem detectadas novas drogas.
Antes da competição, cada atleta terá guardada duas amostras de seu sangue.
As principais substâncias procuradas durante o tour serão a EPO, que aumenta a oxigenação do sangue, e seu derivado mais moderno, o Cera.
Os médicos também ficarão atentos para tentar flagrar a autotransfusão, na qual o atleta retira seu próprio sangue para reaplicá-lo quando precisa.
O ciclismo tem vivido atolado em escândalos. No ano passado, seis corredores foram desclassificados da Volta da França por doping.
Vencedor em 2006, o americano Floyd Landis perdeu o título após ter sido pego com testosterona. Foi a primeira vez em 105 anos que o campeão perdeu a taça. Seu compatriota Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, já teve seu nome associado a escândalos de doping, mas nunca teve um exame antidoping com resultado positivo divulgado.


Texto Anterior: Tênis: Irmãs Williams pegam russas nas semifinais
Próximo Texto: Tênis: Cenas dos próximos capítulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.