São Paulo, segunda-feira, 01 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Apoteose

No último dia de competição, Xangai assiste ao chinês Sun Yang quebrar o recorde mundial mais duradouro da natação, nos 1.500 m livre

Mark Ralston/France Presse
Sun Yang deixa a piscina apósbater o recordedos 1.500m

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL A XANGAI

Parecia impossível. Por dez anos, a marca permaneceu intacta. A natação passou por uma revolução, mas ninguém foi capaz de ameaçar aquele recorde.
Mas ontem, em uma performance que parecia encomendada para fechar o Mundial de Xangai, o chinês Sun Yang abriu um novo capítulo na história do esporte.
O gigante de 1,98 m e só 19 anos conseguiu quebrar o mais duradouro recorde da natação. Com 14min34s14, conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m livre.
A antiga marca pertencia a Grant Hackett, que tinha 21 anos quando fez 1min34s56.
"Eu ainda tenho muito a melhorar, principalmente na parte mental. Vou tentar ficar relaxado e me preparar para 2012", declarou o chinês.
Antes dos Jogos Olímpicos de Londres, o nadador irá passar três meses na Austrália, treinando com Denis Cotherell, ex-treinador de Hackett e seu mentor agora.
Hackett já utilizava o "fast skin", a primeira geração de trajes que cobriam boa parte do corpo dos nadadores e os ajudavam a deslizar, quando cravou seu recorde.
Antes de Pequim-2008, surgiu uma segunda geração, que auxiliava também a flutuar. Com esses supermaiôs, houve uma enxurrada de recordes mundiais.
Mas a natação precisou voltar ao passado para ver Sun enfim concretizar o que parecia impossível.
De bermuda, o chinês liderou toda a prova, mas somente se aproximou do recorde nos últimos cem metros, enlouquecendo a torcida.
O recordista já havia conquistado o ouro nos 800 m livre, a prata nos 400 m livre e o bronze no 4 x 200 m livre.
"Me arrependi de algumas coisas nos 400 m. Minha cabeça não estava muito estável nesta competição, mas estou feliz por ter conseguido superar isso", afirmou.
Sun defendeu a China nos Jogos de Pequim de 2008 e ficou em oitavo lugar nos 1.500 m. Um ano depois, conquistou o bronze na mesma prova no Mundial de Roma.
O nadador é um dos mais carismáticos atletas da equipe chinesa. Durante a entrevista coletiva depois da prova, uma repórter local perguntou se Sun, sendo tão bonito, já havia recebido propostas para fazer comerciais.
"Agora quero focar na minha carreira", disse o atleta.
Apesar de já ser uma celebridade, deter um recorde mundial e fazer cara de mau antes de suas provas, Sun gosta de lembrar de que ainda é apenas um garoto.
"Eu ainda sou jovem e não vou botar uma pressão gigante sobre os meus ombros. Sou uma pessoa comum", declarou. "Mas, às vezes, gosto de agir como um homem poderoso", completou o novo recordista mundial.


Texto Anterior: Lochte se firma como maior estrela e mira perfeição em 2012
Próximo Texto: Brasil mostra quadro de dependência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.