São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferrari divulga acerto com Alonso por 3 temporadas

Após definir que contrato de Raikkonen acaba no final do ano, time anuncia espanhol perto da meia-noite no Japão

Bicampeão da F-1, que fará dupla com Massa em 2010, diz que mudança se daria em 2011, mas crise na Renault antecipou a transferência

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SUZUKA

Após meses de desmentidos e negativas, a Ferrari confirmou ontem Fernando Alonso, 28, como companheiro de Felipe Massa a partir de 2010.
Eram mais de 23h em Suzuka quando o time anunciou o acerto com o espanhol, que ocupará o lugar que é de Kimi Raikkonen, e informou que Giancarlo Fisichella será o piloto reserva.
"Estou muito feliz e orgulhoso de me tornar um piloto da Ferrari. Guiar um carro desses é um sonho para qualquer um, e agora tenho a sorte de poder realizá-lo." Foram essas as primeiras palavras do bicampeão sobre seu novo time, com o qual acertou por três temporadas.
Ele também agradeceu a Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari. "Chegamos a um acordo no último verão, para 2011. Mas, nos últimos dias, o quadro mudou. E nós decidimos antecipar a minha ida para Maranello em um ano."
A mudança à qual Alonso se refere foi a confusão na qual sua atual equipe, a Renault, viu--se envolvida. O time foi punido por ter armado um acidente com Nelsinho Piquet no GP de Cingapura-2008, o que culminou na saída de seus dois homens fortes: Flavio Briatore (que também era manager do bicampeão) e Pat Symonds.
Em menos de dois dias, a Renault perdeu dois patrocinadores, e sua continuidade na F-1 não é certa. Nesse cenário, a ida de Alonso para a Ferrari virou apenas uma questão de resolver como a equipe italiana iria se desfazer de Raikkonen.
O destino mais provável do finlandês, campeão em 2007 pela Ferrari, é a McLaren, na qual esteve antes por cinco anos. "Concordamos em encerrar o contrato no fim de 2009, um ano antes do previsto. Estou triste, mas levarei lembranças boas", disse Raikkonen, 29.
Stefano Domenicali, chefe ferrarista, festejou a chegada do piloto espanhol, primeiro do país a correr na equipe desde Alfonso de Portago, que disputou cinco corridas entre 1956 e 1957. "Estamos satisfeitos pelo acordo com o Fernando, que é um piloto não só de muito talento como vencedor, mesmo em momentos difíceis", falou.
Domenicali, que vê o time sofrer em 2009 -só ganhou um GP-, disse que Alonso ajudará a Ferrari voltar ao topo. "Sua contribuição será importante."
O time não informou quanto o bicampeão receberá. Estima- -se que será 20 milhões por ano. Segundo a imprensa espanhola, um evento em Valencia, em 15 de novembro, marcará a apresentação oficial de Alonso.
A definição do espanhol irá destravar o mercado de pilotos para 2010, pois a maioria deles aguardava a escolha de Alonso para avaliar suas opções.


Texto Anterior: Lula chega ao fim de mais uma eleição
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.