São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Roma-1960 inaugurou era midiática

DA REPORTAGEM LOCAL

Roma-1960 inaugurou a era midiática na história dos Jogos -foi a primeira edição exibida ao vivo pela TV. A Olimpíada italiana foi vista em tempo real por 18 países europeus. As imagens chegavam com atraso de algumas horas a Japão, Canadá e EUA.
Um fato inusitado liga Roma a Pequim-2008. A rede NBC só levou ao ar a cerimônia de abertura 12 horas após o término do evento. Foi a primeira vez, desde 1960, que os americanos tiveram que ver a Olimpíada, ou alguns eventos dela, por VTs.
Em Roma, o Comitê Olímpico Internacional obteve suas primeiras receitas com transmissão de TV. Os direitos foram vendidos por US$ 1 milhão, quantia irrisória se comparada às cifras que as emissoras pagam hoje para transmitir os Jogos.
Somente as TVs brasileiras desembolsaram, juntas, US$ 210 milhões pelos direitos dos Jogos- -2016, no Rio de Janeiro.
Hoje, a TV é, provavelmente, a força motriz do Movimento Olímpico. As vendas dos direitos de transmissão dos Jogos correspondem a 53% das receitas do COI. (EO E MB)


Texto Anterior: Interatividade é meta do COI para 2016
Próximo Texto: Acesso definirá viabilidade de inovações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.