São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Canelada

VANER VENDRAMINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Não se confunda, caro leitor, com o título. Esta é a coluna de esportes de ação, o Torero está bem aí ao lado. Entretanto não posso esconder. A coluna fala sim de futebol, inspirada em Ronaldinho, mas só para puxar o assunto. Nas últimas semanas, a habilidade do jogador foi usada em outro malabárico anúncio de TV, agora sem complementos escusos na edição do vídeo, como naquele em que, da cabeça-de-área, o atleta usa o travessão como paredão de embaixadas.
No reclame, Ronaldinho diz que procura sempre criar truques. Tanto nos malabares dele como nos esportes de ação, a busca de novos truques duela com um adversário justo, seja gravidade, neve ou marés, que é inspiração para o artista. Foi com essa inspiração, aquela nascida da interação com o meio, que surgiu a mais cinematográfica idéia de rampa de skate dos últimos tempos. O nome é looping parafuso, peripécia arquitetada por Bob Burnquist e construída no quintal de sua casa em Vista, Califórnia. A idéia do brasileiro segue a nova tendência de rampas de skate vertical, se é que esse nome serve para classificar manobras praticadas em um tubo completo, e não no halfpipe, tradicional meio-tubo que possui bordas com inclinação perpendicular ao solo. Burnquist fechou a idéia após um tombo feio em um tubo fechado "real" em Baldy, Califórnia -real porque não foi feito para andar de skate.
Como o beque da roça que não perde viagem, o tubo não perdoou a distração do brasileiro na saída do looping e o lançou rodopiando até uma aterrissagem com um pé quebrado e outro torcido. Do tombo, a inspiração para o salto em parafuso, mote usado como arremate no cozimento do documentário "A Realidade de Bob Burnquist", já lançado nos EUA e com expectativa para chegar ao Brasil em junho.
O cunho cinematográfico da rampa não está só no documentário autobiográfico ou na plasticidade dos contornos das duas transições que compõem o conjunto, contorcido e simétrico. A idéia era fazer com o skate o mesmo que James Bond fez com o pouco comum AMC Hornet, em "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro", de 1974, em que o agente britânico, encarnado por Roger Moore, atravessa um canal saltando em parafuso com o carro de uma margem para a outra.
Com um rascunho confuso e o estudo dessa cena, mais uma boa equipe de marceneiros do skate, construiu-se a rampa. É interessante como a relação com o meio faz com que os esportes de ação se desenvolvam. O skate puxa a evolução dos outros esportes de prancha, como se vê na força que o aéreo tem tomado no surfe. O mesmo ocorre no mountain bike, no snowboard e até no jovem parkour. No futebol, porém, pouca é a chance de a inspiração da jogada genial nascer de uma canelada como a que Burnquist levou do tubo em Baldy. Ao boleiro, a solidão da embaixada permite devaneios inspiradores, numa época em que regra, disciplina e força prevalecem sobre a habilidade.

Mundial de Trial Indoor
Começa no dia 4, no ginásio da Portuguesa, em São Paulo, a 1ª etapa do Mundial de Trial Indoor sediada no país, com motos leves preparadas para acrobacias com obstáculos em terrenos acidentados.

Mundial de Superbike
Está marcada para o dia 5, na ilha Phillip, Austrália, a segunda etapa do Mundial de motociclismo da categoria Superbike, que conta com o brasileiro Alexandre Barros, hoje na sexta posição no ranking.

Mundial de surfe - WCT
Seis brasileiros avançaram à segunda rodada da 1ª etapa do Mundial de surfe (WCT). O evento volta à praia de Snapper Rocks, Queensland (AUS) hoje, depois de suspenso ontem devido ao mau tempo.


E-mail - vvendramini@gmail.com

Vaner Vendramini, 31, é jornalista

Excepcionalmente hoje Carlos Sarli não escreve neste espaço


Texto Anterior: Time tenta igualar série invicta
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: A hora das cinzas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.