São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sem graça

Clássico escancara monotonia paulista

Santos bate São Paulo por 1 a 0 com menos de 10 mil pagantes na Vila, em retrato do mais longo dos grandes Estaduais

Fernando Donasci/Folha Imagem
Molina comemora na Vila, que recebeu ontem 9.299 pagantes

Em domingo de decisões com casa cheia no Rio e em Porto Alegre, Paulista segue com poucas emoções no caminho para o final da primeira fase

DA REPORTAGEM LOCAL

Menos de 10 mil pagantes assistiram ontem, na Vila Belmiro, ao Santos vencer o São Paulo, por 1 a 0. Jogo que restabeleceu os quatro grandes na zona de classificação às semifinais.
E que deu mais sinais de que a fórmula do mais tradicional campeonato estadual do Brasil não combina com seu tamanho e prazo de disputa.
Entre os quatro torneios locais mais tradicionais do país, nenhum tem tantos participantes e jogos como o do futebol de São Paulo. Serão 196 partidas para definir o campeão entre os 20 participantes, 54 a mais do que no Rio Grande do Sul, 68 do que no Rio e 116 do que em Minas Gerais.
Só na primeira fase serão 190 duelos. E, restando ainda 82 jogos para o final dela, pelo menos na parte de cima da tabela tudo já parece encaminhado.
Nos últimos dois anos, bastaram 35 pontos para um time passar às semifinais. Mantido esse número, bastam sete pontos para o Palmeiras e dez para o Corinthians se garantirem -o primeiro ainda vai disputar 27 pontos, e o segundo, 24. O São Paulo também não está longe do "número mágico" -faltam hoje 12 pontos, ou o modesto aproveitamento de 50% nas partidas restantes.
Torcedores e jogadores contribuem para o jeito modorrento do Paulista-2009.
Só uma vez, no clássico entre São Paulo e Corinthians, mais de 30 mil torcedores foram a uma partida da competição. Isso não representa nem 50% da lotação do Morumbi, o palco que recebeu esse clássico.
Ontem, enquanto sobravam lugares na Vila, mais de 70 mil pessoas viram o Botafogo ganhar o primeiro turno do Estadual no Rio em partida contra o Resende, e 32 mil torcedores assistiram à vitória do Inter sobre o Grêmio em outra decisão de turno, no Rio Grande do Sul.
Computando todos os jogos, o Paulista tem público médio de 5.500 pagantes, menos do que o da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Entre os quatro mais importantes Estaduais do Brasil, o Paulista também é o de menos gols nesta temporada.
Em média, cada partida do torneio tem 2,68 gols. Em 2003, quando tinha formato mais parecido com o de outros Estaduais, o Paulista teve uma média de 3,37 tentos por jogo.
A rodada de final de semana ainda acabou com outro atrativo do Estadual. Ao empatar com o Marília, o Corinthians não pode roubar a liderança no clássico do próximo domingo.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Castro Neves começa a ser julgado hoje nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.