São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castro Neves começa a ser julgado hoje nos EUA

Piloto é acusado de evasão fiscal e de fraudar o governo americano em impostos

Escolha das testemunhas dá início ao processo que deve durar cerca de 1 mês e que pode levar brasileiro para a cadeia por até 35 anos

TATIANA CUNHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Vice campeão da Indy e duas vezes ganhador das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castro Neves começa a ser julgado hoje nos EUA por crimes fiscais.
Morador de Coral Gables, subúrbio de Miami, desde 1997, o piloto brasileiro, que possui a residência americana, é acusado de fraudar o governo em US$ 5,5 milhões em impostos, além de outros seis crimes de evasão fiscal entre 1999 e 2004.
Sua irmã e empresária, Katiucia, e seu advogado, Alan Miller, também serão julgados.
Ainda não se sabe qual linha de defesa os advogados do piloto irão adotar, mas Castro Neves vai se declarar inocente. São duas estratégias prováveis.
Uma é dizer que tanto Castro Neves como sua irmã seguiam os conselhos de Miller, por isso teriam aberto uma conta na Holanda para receber o salário que a Penske lhe pagava.
A segunda opção é alegar que a empresa Seven Promotions, baseada no Panamá e que recebia os salários do piloto antes da criação da conta na Holanda, pertence ao pai do piloto, Hélio, desde 1999, para patrocinar e promover a carreira do filho.
Já a Promotoria quer provar que os três acusados sempre tiveram a intenção de driblar o fisco usando a empresa panamenha até que descobriram que não se tratava de uma maneira legal de evitar os impostos. Foi quando Miller sugeriu a criação da conta holandesa.
"O julgamento deve se estender por algumas semanas, mas é difícil prever com exatidão por quanto tempo irá durar", declarou à Folha Alicia Valle, porta-voz da Promotoria. Estima-se que pelo menos 20 dias úteis sejam necessários para a conclusão do julgamento.
Hoje, a partir das 10h (12h de Brasília), começará a escolha dos jurados. Se houver tempo, os advogados das duas partes farão suas apresentações iniciais -a acusação vem antes.
Depois disso a Promotoria irá chamar suas testemunhas, que serão interrogadas por defesa e acusação. É nesse momento que serão apresentadas as provas, através das testemunhas. Os acusados também podem optar ou não por fazer o mesmo, assim como testemunhar. É uma escolha deles.
Completado todo o processo, o júri irá se reunir e só irá se pronunciar depois de chegar a uma decisão unânime para cada uma das acusações. Se foram considerados culpados, o juiz do caso, Donald Graham, escolherá uma data para, então, divulgar sua sentença.
Qualquer pessoa pode acompanhar o julgamento in loco, mas telefones, máquinas fotográficas e computadores não podem entrar no recinto.
Se for condenado por todos os crimes, Castro Neves pode pegar até 35 anos de prisão: cinco pela tentativa de fraude e cinco para cada ano de evasão. Ou pode aceitar eventual acordo oferecido pela Promotoria.


Texto Anterior: Clássico escancara monotonia paulista
Próximo Texto: Tradição: Filhos seguem passos do pai, remador até depois dos 40 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.