São Paulo, sexta, 2 de maio de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPARRING
Tire o lixo, George

EDUARDO OHATA
Quando voltou a lutar, em 1987, todos questionavam as possíveis motivações de George Foreman para retornar aos ringues. Após um hiato de aproximadamente dez anos, o pastor decidiu trocar, ao menos temporariamente, o púlpito pela academia.
E cada um tinha seu palpite. ``Ele está voltando pelo dinheiro.'' ``O modo como deixou o boxe, após ser derrotado por Jimmy Young, em 1977, o deixou envergonhado. Agora, ele quer se redimir.'' ``Foreman, assim como muitos outros ex-campeões, não consegue viver sem a fama.''
O próprio George, hoje com 48 anos, apresenta uma explicação totalmente diferente: suas motivações, na verdade, tinham um cunho doméstico.
Após levar uma vida sedentária nos anos que antecederam sua volta, George ganhou muito peso. Em determinado período, o ex-campeão chegou a pesar 145 quilos -hoje ele tem ``apenas'' 116. E Foreman começou a perder respeito dentro de sua própria casa.
``Minha mulher, Joann, e eu estávamos sempre discutindo sobre quem levaria o lixo para fora'', lembra o pastor, com um sorriso. ``Assim que voltei a treinar, os músculos reapareceram, e ela não voltou a me importunar com esse tipo de pedido.''
No último sábado, Foreman dominou o combate contra Lou Savarese -lutador que não está ranqueado nem mesmo pela inexpressiva União Mundial, entidade pela qual Foreman é campeão-, mas mostrou que a idade está pesando. Há alguns anos, o veterano lutador haveria nocauteado o inexperiente adversário nos assaltos iniciais.
Foreman, aliás, venceu só um adversário por nocaute nos últimos quatro anos: Michael Moorer, de quem tomou os cinturões da Associação Mundial e Federação Internacional.
Ao que tudo indica, está próximo o dia em que Foreman terá que se conformar em levar o lixo para fora.

Há alguns dias...
Na segunda, o ex-campeão dos moscas-ligeiros, Michael Carbajal, foi detido após brigar com um policial, em Chandler (EUA). Após advertência por causar desordem, Carbajal e um amigo agrediram o policial.
Há poucas semanas...
O ex-campeão mundial dos meio-médios e meio-médios-ligeiros Meldrick Taylor tinha luta com Ken Sigurani, mas simplesmente sumiu a poucos dias do combate. Antes, aceitou um adiantamento de US$ 5 mil. A licença de Taylor está suspensa.
Ao longo dos anos...
Hector ``Macho'' Camacho, campeão dos médios pelo Conselho Intercontinental, foi acusado de diversos delitos. Nesta semana, Camacho acumulou nova acusação -de atentado ao pudor. Após discutir com a segurança de um condomínio, ele ficou nu na frente dela. O incidente aconteceu na cidade de Carolina (Porto Rico).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã