São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO
Franchitti é 1º em Cleveland e entra na disputa pelo título

Vitória de escocês embola a Indy

DA REPORTAGEM LOCAL

O escocês Dario Franchitti, da Green, venceu ontem o GP de Cleveland, oitava etapa da Indy, assumiu o terceiro posto na classificação do campeonato e entrou na disputa pelo título da temporada.
Com os 20 pontos que conquistou ontem, Franchitti pulou da sexta para a quarta colocação no campeonato, apenas cinco pontos atrás de Hélio Castro Neves (que ontem foi apenas o 12º), o segundo na tabela. O sueco Kenny Brack, da Rahal, que terminou a prova em sexto, continua na liderança da Indy, com 84 pontos.
O norte-americano Memo Gidley, que há duas corridas foi anunciado como substituto do francês Nicolas Minassian na Ganassi, terminou o GP de Cleveland em segundo lugar. Seu compatriota Bryan Herta, da Zakspeed, completou o pódio.
Entre os brasileiros, o mais bem colocado foi Gil de Ferran, que chegou em quarto. O piloto da Penske, que largou em 20º, fez uma corrida de recuperação.
Ferran chegou a ocupar a segunda posição durante a prova, mas foi obrigado a fazer um "spash and go" (parada para colocar apenas combustível) a poucas voltas do final e acabou perdendo duas posições após o pit.
"Foi uma grande corrida. Acho que ultrapassei mais gente hoje [ontem" do que nos últimos anos", afirmou o atual campeão da Indy. "Nós planejamos uma estratégia agressiva e deu certo."
Diferentemente da maioria das corridas da Indy, o GP de ontem teve apenas uma bandeira amarela, logo na largada. Maurício Gugelmin, da PacWest, que havia largado na pole position, cedeu seu lugar para o também brasileiro Max Wilson, terceiro no grid.
A partir da 18ª volta, Gidley, então em segundo, começou a pressionar Wilson pela liderança da prova. Com um carro muito superior, o norte-americano assumiu a ponta cinco voltas depois.
Dai para a frente, o piloto da Ganassi passou a dominar a prova, perdendo a liderança apenas durante suas paradas nos boxes.
Faltando apenas 12 voltas para o final, no entanto, Gidley, assim como Ferran fizera pouco antes, teve que fazer um "splash and go" para poder concluir a prova.
Quando voltou à pista, Gidley retornou atrás de Franchitti, que não perdeu mais a liderança.
Esta foi a sétima vitória do escocês -a primeira da temporada- , que estreou na Indy em 1997.
A próxima corrida acontece daqui a 15 dias, em Toronto.



Texto Anterior: Agora, meia se nega a negociar novo contrato
Próximo Texto: Vôlei - Cida Santos: Anos Dourados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.