São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Zagallo foi o único técnico mantido após obter título

DA REPORTAGEM LOCAL

Dos quatro técnicos que venceram a Copa antes de Luiz Felipe Scolari, só um foi mantido no Mundial seguinte: Zagallo.
O primeiro título brasileiro, em 1958, na Copa da Suécia, foi conquistado sob o comando do treinador Vicente Feola. Na competição seguinte, em 1962, no Chile, ele deu lugar a Aymoré Moreira, que conquistaria o bicampeonato para o Brasil.
Moreira, no entanto, não sobreviveria até o Mundial de 1966, na Inglaterra, quando o Brasil voltou a ser dirigido por Feola. Dessa vez, porém, a seleção não passou da primeira fase.
Zagallo levou o Brasil ao tri em 1970, no México, conquistando a taça Jules Rimet de forma definitiva. Pela primeira vez na história, o treinador campeão perdurou no cargo. Ele foi mantido na Copa da Alemanha, em 1974, mas acabou eliminado nas semifinais pela Holanda e ainda perdeu o bronze para a Polônia.
A campanha do tetra, em 1994, nos EUA, teve à sua frente Carlos Alberto Parreira, que deixaria a seleção depois do título para treinar o Valencia (Espanha).
Zagallo, que foi coordenador da seleção em 1994, reassumiu seu comando em 1998. Foi vice-campeão da Copa da França.


Texto Anterior: Festa assusta funcionários e hóspedes de hotel
Próximo Texto: Penta: Aliados de Teixeira já falam em reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.