São Paulo, terça-feira, 02 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RANKING

França agora divide o 7º lugar com a Suécia e Portugal perde posto para o Paraguai

Favoritos param nas zebras e têm posições ameaçadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma Copa marcada por resultados inesperados, os grandes favoritos a arrebatar o título no início da competição acabaram voltando para casa mais cedo.
A França, campeã mundial em 1998, e a Argentina, líder disparada das eliminatórias sul-americanas, viram a ascensão de zebras, como o irreverente Senegal, e as aplicadas Coréia do Sul e Turquia.
Enquanto franceses e argentinos deixaram este Mundial ainda na primeira fase, turcos e sul-coreanos foram mais longe do que até eles próprios esperavam.
Apesar das saídas precoces, França e Argentina conseguiram manter suas posições no Ranking Folha das Copas. A má campanha de ambas (França e Argentina terminaram na 28ª e 18ª posições, respectivamente, tanto na classificação geral da Copa como no ranking da Folha deste Mundial), no entanto, não passou incólume.
A primeira agora tem a companhia da Suécia no sétimo lugar do ranking, com 965 pontos. Enquanto os campeões da Copa de 1998 fizeram apenas 15 neste Mundial, os suecos, que foram eliminados nas oitavas-de-final pelo Senegal, somaram 70.
Já a Argentina viu a Inglaterra, sua tradicional rival, diminuir em 75 pontos a diferença que os separava. O time sul-americano está na quarta colocação, com 1.490 pontos, enquanto os europeus vêm logo atrás, com 1.085.
De quebra, os platinos ficaram um pouco mais distantes da Itália, a terceira colocada. Embora tenham sido eliminados nas oitavas-de-final, os italianos ampliaram em 40 pontos a vantagem em relação à equipe de Verón.
Uma seleção que também chegou com pose de favorita à Ásia e acabou amargando a eliminação logo na primeira fase foi a portuguesa. A equipe do badalado meia Figo conseguiu apenas 20 pontos no Ranking Folha e foi ultrapassada pelo Paraguai, que com a ida às oitavas passou do 27º para o 24º lugar, e ganhou a companhia da Irlanda na 25ª colocação.
Uma das responsáveis pela derrocada portuguesa foi a anfitriã Coréia do Sul, que nunca havia vencido em Mundiais.
Além de baterem os favoritos europeus por 1 a 0 na fase inicial, os sul-coreanos avançaram até as semifinais do torneio que ajudaram a organizar. A campanha, que lhe rendeu 135 pontos, fez a equipe asiática saltar dez posições no ranking das Copas.
Na mesma escalada dos coreanos ficaram os turcos, que, com a terceira posição, obtiveram 175 pontos e subiram da 49ª para a 32ª posição no ranking. (EDUARDO ARRUDA, JOÃO CARLOS BOTELHO E PAULO GALDIERI)


Texto Anterior:
COPA 2002/ RANKING FOLHA
Cada vez mais o país do futebol

Próximo Texto: As novidades do ranking
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.