São Paulo, quinta-feira, 02 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro põe todas as suas vantagens à prova

Contra o Grêmio, pela Libertadores, mineiros são favoritos para avançar à final

Time gaúcho tem contra si placar da primeira partida, melhor momento do rival e retrospecto desfavorável nos duelos dos últimos anos

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não se trata apenas da vantagem numérica obtida no jogo de ida. Fora o placar de 3 a 1, o Cruzeiro leva ao gramado do estádio Olímpico, hoje, às 21h50, um retrospecto recente contra o Grêmio que lhe é amplamente favorável.
Para representar o Brasil na final da Taça Libertadores da América, os gaúchos terão de vencer por no mínimo dois gols de diferença, desde que os mineiros não marquem nenhum.
Nos últimos 13 encontros entre os clubes, ocorridos entre 2002 e 2008, isso não aconteceu nenhuma vez. A sequência conta com dez vitórias cruzeirenses e duas gremistas. Houve também um empate.
A última vitória do Grêmio com uma diferença que lhe seria favorável para avançar na Libertadores aconteceu em 2001. Em Porto Alegre, o tricolor gaúcho venceu por 2 a 0.
Fora isso, a temporada de 2009 também traz números bem mais favoráveis ao Cruzeiro, que, assim como o Grêmio, busca o tricampeonato na competição continental. A equipe mineira venceu em 1976 e 1997, os gaúchos em 1983 e 1995.
Com uma média de aproveitamento de 73% dos pontos disputados neste ano, o time dirigido por Adilson Batista, que foi campeão estadual invicto, tem a melhor campanha desta edição da Libertadores.
Dos 33 pontos já buscados, os mineiros ficaram com 28, ou 84,8%. A equipe ainda tem o melhor ataque do torneio, com 19 gols marcados -Kléber é o artilheiro do time na competição, com quatro tentos.
Por sua vez, os gremistas, que não passaram sequer às semifinais do Estadual, viram sua campanha na Libertadores cair no momento mais decisivo, a partir dos mata-matas.
Dono da melhor campanha (16 pontos) na fase de grupos da Libertadores, o clube agora dirigido por Paulo Autuori vem de dois empates e uma derrota, o que fez cair a sua média geral de aproveitamento na competição. De 33 pontos disputados, o Grêmio ficou com 24 (72,7%). No geral, o aproveitamento na temporada do Grêmio é de 57,9% dos pontos em jogo.
O ataque gremista, apesar dos 18 gols anotados na Libertadores, também está em queda. Nas últimas cinco partidas -contando o Brasileiro-, marcou apenas quatro vezes.
Mas o visitante de hoje já foi batido pelo placar necessário para os donos da casa avançarem. Na primeira fase, o Cruzeiro perdeu para o Estudiantes por 4 a 0, em La Plata.


NA TV - Grêmio x Cruzeiro
Sportv, ao vivo, às 21h50



Texto Anterior: Taça pode alavancar negociações
Próximo Texto: Pivôs de polêmica se reencontram
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.