São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante, Zvonareva vai à final

Aluna de relações internacio nais, russa encara Serena em Wimbledo n

DE SÃO PAULO

Tenista profissional desde 2000 e estudante, a russa Vera Zvonareva se classificou ontem para disputar sua primeira final de Grand Slam ao derrotar a búlgara Tsvetana Pironkova por 3/6, 6/3 e 6/2 na semifinal de Wimbledon.
Sua adversária amanhã será a americana Serena Williams, que busca seu quarto título na grama inglesa.
Zvonareva já foi a quinta do ranking (atualmente ocupa a 21ª posição), mas até agora limitou seu sucesso a torneios médios e pequenos.
Com 30 tentativas, ela é a quarta tenista que mais demorou para alcançar a primeira final em um Grand Slam, após Zina Garrison (34), Francesca Schiavone (39) e Nathalie Tauziat (42).
Nesse meio tempo, ela não se dedicou apenas às quadras. Ela se formou em educação física e atualmente é estudante de relações internacionais no Ministério das Relações Exteriores russo.
"Eu preciso me manter ocupada", afirmou Zvonareva, 25. "Sempre amei estudar e sempre foi importante para mim manter minha mente ocupada com alguma coisa."
A russa, que na campanha em Wimbledon bateu Jelena Jankovic (terceira do mundo) e Kim Clijsters (oitava), diz ter realizado um sonho ao chegar à final em Londres.
Ontem, Zvonareva começou mal e permitiu que a búlgara, apenas a 82ª do ranking, vencesse o primeiro set, mas tomou conta do jogo ao quebrar o sexto game da segunda parcial e vencer 10 dos 13 últimos games.
"A experiência me ajudou muito", afirmou a russa após o jogo. "Já passei por muitas situações difíceis e agora lido muito melhor com isso."
Atual campeã e líder do ranking, Serena também teve que vencer uma tenista que não aparecia entre as cabeças de chave. Ela bateu a tcheca Petra Kvitova, apenas a 62ª do mundo, por 7/6 e 6/2.
É a décima vez nos últimos 11 anos que pelo menos uma das irmãs Williams chega à final -no período, as duas ganharam oito títulos.
Serena lidera o confronto direto contra Zvonareva por 5 a 1, mas a russa já a venceu nesta edição de Wimbledon.
Ao lado da compatriota Elena Vesnina, ela derrotou as irmãs anteontem nas quartas de final de duplas.


Texto Anterior: Um mundo que torce: Fim de festa
Próximo Texto: São Paulo: Clube luta para segurar Cicinho até agosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.