São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Política não deve estar nos Jogos, diz líder da China

DA REPORTAGEM LOCAL

Em rara entrevista coletiva à mídia estrangeira, o presidente da China, Hu Jintao, pediu que as discussões políticas não façam parte da Olimpíada.
"É inevitável que existam diferenças entre os povos. Politizar [os Jogos Olímpicos] é que não é útil e é contra as aspirações dos povos. Além de não resolver os assuntos, mina o espírito olímpico", afirmou o dirigente.
Para ele, a imprensa deveria se ater a cobrir os eventos esportivos. São 20 mil jornalistas estrangeiros no país.
Sua declaração ocorre após pressão internacional para que caísse a censura à internet, o que ocorreu parcialmente após intervenção do COI. Anteriormente, o governo chinês e o Comitê disseram que não haveria bloqueio de sites aos jornalistas.
Hu ainda pediu uma cobertura "objetiva" da imprensa do país. "Naturalmente, esperamos que a imprensa estrangeira se adapte às leis e regulamentos chineses", disse.
Ainda prometeu aprofundar a reforma e abertura chinesas, calcadas na "democracia socialista".
Havia 25 meios de comunicação na entrevista e as perguntas foram previamente aprovadas pelo governo chinês. Ao final das questões, um jornalista alemão questionou Hu se poderia fazer uma pergunta sobre direitos humanos. Impassível, o líder chinês não respondeu.


Texto Anterior: Foco: Show "Feira das Nações" põe mulatas para dançar ao som de mariachis
Próximo Texto: Sem cestinha, Brasil usa conjunto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.