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FIA e equipes assinam Pacto de Concórdia
Ameaça de categoria paralela à F-1 é sepultada
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BUDAPESTE
A ideia de um campeonato
paralelo à F-1 a partir do ano
que vem foi abandonada de vez.
A FIA, entidade que dirige o
esporte, anunciou ontem que
um novo Pacto de Concórdia
foi assinado anteontem pelo
presidente Max Mosley e os 12
times inscritos para o Mundial
de 2010 -a BMW, que semana
passada anunciou que deixará a
categoria, não assinou.
A equipe, financiada pela
montadora alemã, conseguiu
prorrogar o prazo para sua assinatura até o próximo dia 5, para
que tenha tempo de definir se
conseguirá um comprador, como aconteceu com a Honda no
fim do ano passado, adquirida
mais tarde por Ross Brawn.
O Pacto é basicamente um
contrato entre a FIA, a Formula One Managment, holding comandada por Bernie Ecclestone e detentora dos direitos comerciais da F-1, e as equipes.
Define as bases da divisão de
recursos entre as partes.
""O novo Pacto de Concórdia,
que vai até o dia 31 de dezembro
de 2012, é uma continuação do
Pacto de Concórdia de 1998,
que inclui decisões tomadas
por grupos de trabalho e comissões, através das quais todos os
times terão direito de voto antes de serem submetidos à
aprovação do Conselho Mundial", afirma o comunicado divulgado ontem pela entidade.
Esta era uma das principais
reclamações dos dirigentes de
times, que diziam que, com o
vencimento do último acordo,
a categoria passou a ser comandada por Mosley de maneira
unilateral, sem que eles tivessem direito de participação.
A falta de um novo Pacto de
Concórdia foi um dos maiores
pontos de discórdia entre a FIA
e a Fota, a Associação das Equipes de F-1, que, insatisfeita,
chegou até a anunciar a criação
de uma categoria paralela.
A maior reclamação da associação era a imposição de um
teto orçamentário de R$ 129
milhões para a temporada que
vem em troca de liberdades técnicas. Além de considerar o valor baixo, a Fota temia a forma
como isso seria fiscalizado.
Outro motivo de descontentamento do grupo das equipes
era o fato de assim o Mundial
passar a ter dois regulamentos
distintos e, consequentemente,
duas categorias na mesma.
No comunicado de ontem, a
FIA afirma que além do Pacto
de Concórdia, o Conselho
Mundial da entidade aprovou
regulamentos técnico e esportivo ligeiramente modificados
para o ano que vem.
""Estas novidades foram
acordadas entre FIA e times e
devem ser publicadas brevemente", diz a nota.
A entidade que comanda o
automobilismo ainda divulgou
em seu comunicado que chegou a um acordo com as escuderias para a redução orçamentária a partir de 2010.
""Como foi definido em 24 de
junho, em Paris, os times concordaram em diminuir os gastos, numa tentativa de chegar
ao nível do início dos anos 90."
A assinatura de um novo Pacto de Concórdia também era
uma exigência de Max Mosley
para não se candidatar à reeleição no pleito de outubro, como
ficou combinado com os times.
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