São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Federação aprova projeto contra doping

DA ENVIADA A XANGAI

A Federação Internacional de Natação (Fina) aprovou em Xangai um projeto piloto para a criação do passaporte biológico de seus atletas.
O documento contém dados do sangue dos nadadores e pode ser usado para verificar variações de padrões que possam indicar doping.
"Com essa nova ferramenta, a Fina vai continuar à frente da batalha contra o doping", disse o presidente da entidade, Júlio Maglione.
O americano Ryan Lochte, cinco ouros em Xangai e o melhor atleta da competição, pode ser a cobaia do projeto.
O Mundial chinês foi marcado pela polêmica de doping envolvendo Cesar Cielo e mais três brasileiros, que testaram positivo para o diurético furosemida em maio e foram somente advertidos pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos.
A Fina recorreu à Corte de Arbitragem do Esporte por uma suspensão de três meses. A corte manteve a pena mínima dada a Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos. Vinicius Waked, reincidente, pegou um ano.
A entidade que comanda a natação mundial lamentou a decisão. Seu diretor-executivo, Cornel Marculescu, declarou que, agora, "quem tem um bom advogado é absolvido e quem tem um advogado ruim é condenado."
Cielo contratou o badalado advogado americano Howard Jacobs, que já trabalhou com Marion Jones, para defendê-lo no caso. (ML)



Texto Anterior: Cielo conclui que volta ao Brasil foi boa
Próximo Texto: Argentina: Rui a virada de mesa que salvava o River Plate
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.