São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ARGENTINA

Rui a virada de mesa que salvava o River Plate

AFA
desiste de unificar as principais divisões


LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES

Julio Grondona, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino), declarou ontem que desistiu da virada de mesa no futebol argentino que unificava as séries A e B a partir do próximo ano.
A medida, que beneficiava o recém-rebaixado River Plate, trazendo-o de volta à elite, contava com o apoio do governo Cristina Kirchner e foi anunciada pela própria AFA na semana passada.
"A ideia foi suspensa", afirmou Grondona em entrevista a uma rádio de Buenos Aires. "Todo mundo tomou o pedido de mudança [no torneio] equivocadamente."
A proposta da AFA foi fortemente criticada por cartolas, torcedores e políticos da oposição. O Conselho Executivo da entidade já tinha aprovado a alteração, mas a medida ainda seria referendada por uma assembleia dos clubes do país, em outubro.
O objetivo era reunir num único campeonato 38 equipes, entre os times da primeira e segunda divisões e os representantes de campeonatos metropolitanos.
O novo torneio iria aumentar o faturamento geral dos clubes em pelo menos R$ 500 milhões, dinheiro que em sua maior parte iria sair dos cofres do governo argentino.
A reformulação do Nacional era um novo passo da aliança AFA-Casa Rosada, iniciada em 2009 com a estatização do futebol da elite.
"O torneio que propomos não será levado adiante, a AFA não será propulsora de nenhuma mudança. Que a façam os clubes e as ligas", completou Grondona.


Texto Anterior: Federação aprova projeto contra doping
Próximo Texto: NBA: Liga vê flerte de equipes europeias às suas estrelas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.