São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Ginete foi ouro em 2004 por doping de rival

DA REPORTAGEM LOCAL

Se desta vez um caso de doping de montaria pode prejudicar o cavaleiro Rodrigo Pessoa, foi numa situação semelhante que ele foi ouro em Atenas-04.
O brasileiro foi beneficiado após um longo processo que culminou na condenação do irlandês Cian O'Connor, que teve doping detectado em seu cavalo, Waterford Crystal.
O doping do cavalo foi anunciado pela FEI em outubro de 2004. Os exames da amostra A, realizados em Paris, deram positivo para flufenazina e zuclopentixol, dois tipos de sedativos. Depois disso, a federação informou que a amostra B da urina do cavalo havia sido roubada.
Sem a urina, a contraprova foi realizada com amostras de sangue do animal -os dois materiais são coletados no dia da competição. O resultado comprovou o doping.
Após toda a confusão, o ouro para Pessoa só foi confirmado em abril de 2005. E a cerimônia de premiação, em um pódio improvisado no Rio, ocorreu um ano e um dia depois de o ginete ter fechado sua participação na final individual de saltos na Olimpíada com a prata.


Texto Anterior: Substância está presente em pimenta
Próximo Texto: Natação: Cielo retorna à piscina, porém deve ser somente torcedor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.