São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Substância está presente em pimenta

DA REPORTAGEM LOCAL

A nonivamida, detectada no exame antidoping de Rufus, cavalo de Rodrigo Pessoa, é um composto que integra o grupo dos capsainóides, presente em pimentas e também produzido de forma sintética.
É uma substância da mesma família do capsaicin, encontrado no teste de Chupa Chup, montaria do brasileiro Bernardo Alves, também flagrado na Olimpíada e eliminado da competição. O cavaleiro aguarda julgamento da Federação Eqüestre Internacional (FEI).
Além de ser usada na culinária, a nonivamida aparece na indústria farmacêutica e em produtos como spray de pimenta, já que é agente lacrimejante.
Como medicamento, é usado para alívio de dor e tem propriedade hipersensibilizante. É utilizado com aplicação local, geralmente nas extremidades do animal, em forma de creme ou gel.
Segundo a assessoria da Confederação Brasileira de Hipismo, cavaleiros já relataram que os produtos são vendidos em estandes até durante competições aprovadas pela FEI.
Com a exposição à substância, os nervos não transmitem a sensação de dor de forma eficaz.
A aplicação de capsainóides normalmente é feita por profissional que deve utilizar luvas e máscara. Também pode ser aplicado em forma de bandagem. Alguns tratadores de cavalos usam para massagens no animal.
Dependendo da intensidade da aplicação, no entanto, a substância pode até causar irritação na pele das montarias.


Texto Anterior: Cavalo de Rodrigo Pessoa é flagrado em antidoping
Próximo Texto: Memória: Ginete foi ouro em 2004 por doping de rival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.