|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Massa iguala o número de poles de Senna em SP
Tricampeão largou em 1º em Interlagos em 1990, 1991 e 1994, ano de sua morte
"É fantástico", diz ferrarista;
nos 25 GPs Brasil no circuito
paulistano, nove vezes
quem largou na pole venceu
DA REPORTAGEM LOCAL
A cena é rara. Kimi Raikkonen pega um pratinho de plástico e entra na fila do "bandejão" da Ferrari. No outro canto
da sala, a família de Felipe Massa almoça com amigos. Na mesa ao lado, fotógrafos e jornalistas comem animados.
Antiga reivindicação das
equipes, o paddock de Interlagos foi reformado neste ano. Ficou mais amplo, os times ganharam escritórios mais espaçosos e as áreas reservadas aos
VIPs agora são permanentes.
Tipo de coisa que passa longe
do grande público e da TV, mas
que melhora bastante o humor
de quem trabalha em Interlagos -e, claro, o tom das críticas,
pesadas no caso do circuito
paulistano até há alguns anos.
O clima "aconchegante" permanece, bastante diferente dos
paddocks europeus, onde motorhomes fazem as vezes de escritórios e abrigo e separam pilotos e equipes dos demais freqüentadores do ambiente.
Em outros países, por exemplo, é difícil que os pilotos dividam instalações como banheiros com convidados, jornalistas
e voluntários do autódromo,
cena freqüente em Interlagos.
Mordomias para chegar e
sair do estacionamento também não existem em São Paulo.
Os pilotos são obrigados a subir
quatro lances de escada. E geralmente fazem o percurso sozinhos, sem a companhia de seguranças -no máximo seus assessores ou preparadores.
Apesar das dificuldades, o GP
Brasil sempre acaba sendo visto com simpatia por membros
das escuderias, ainda mais depois que passou a encerrar o calendário e se tornar ponto de
partida para folgas e férias.
A temporada extra de sol e
caipirinha em território brasileiro, porém, acaba neste ano.
Pelo calendário divulgado pela
FIA para 2009, o campeonato
será encerrado em Abu Dhabi.
"Tenho ótimas recordações
daqui. Adoro vir ao Brasil. Sempre que chego, já no aeroporto
passa pela minha cabeça o filme dos dois títulos que conquistei aqui", declara Fernando
Alonso, bi em 2005 e 2006.
Nelsinho Piquet, que nunca
havia pilotado um monoposto
no circuito e ainda não se acostumou à pista, festeja o clima
local. "É bom ver amigos da
época do kart", comenta.
Outra antiga reclamação da
F-1, o asfalto do circuito paulistano, refeito em 2007, também
deixou de ser motivo de bronca
geral depois dos treinos de sexta, como já era quase tradição.
Felipe Massa elogia a pista.
"Precisamos de um pouco de
briga para conseguir fazer direito, mas isso mostra que sabemos fazer as coisas do jeito
certo", declara o vice-líder do
Mundial, que corre pelo sexto
ano em Interlagos.
Sébastien Bourdais, da Toro
Rosso, que pilotou em São Paulo pela última vez em 2002, de
F-3000, também elogiou o recapeamento. "De fato a pista
está menos ondulada agora,
mas ainda me parece um pouco
escorregadia, especialmente
quando está molhada", disse. A
previsão para a prova é justamente chuva.0
(FSX, FI, ML, PC E TC)
Texto Anterior: Massa larga na pole para sua decisão Próximo Texto: Globo investe na exposição do herói local Índice
|