São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2008

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Brasileiro soma títulos sob pressão

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

O título da F-1 ainda é inédito, mas o caminho trilhado por Felipe Massa e Lewis Hamilton até a decisão de hoje já rendeu aos pilotos uma rica coleção de troféus.
As histórias dessas conquistas, porém, escancaram uma diferença entre eles que pode ajudar a decidir o título.
Desde que deixou o volante do kart, o inglês ganhou seus troféus com facilidade, sem precisar mostrar serviço na última prova do campeonato. Para Massa, título e dificuldade são duas palavras que andam juntas desde a Fórmula Chevrolet, em 99.
Naquele ano, precisava ser terceiro para ser campeão. Conseguiu, mas contou com a sorte. Na disputa com um rival com carro mais potente, caiu para quarto, mas foi beneficiado pela quebra de outro à sua frente.
O primeiro título de Hamilton depois do kart ocorreu na Fórmula Renault, em 2003. O inglês abriu vantagem tão ampla durante o ano que nem precisou correr as duas últimas provas.
Dois anos depois, Hamilton venceu a Fórmula 3 européia a quatro corridas do fim -ganhou 15 de 20 etapas. Na disputa com Nelsinho Piquet pelo troféu da GP2 em 2006, venceu com uma prova de antecedência graças à punição de um adversário.
Na única vez em que entrou na pista sob pressão para a última corrida do Mundial, em 2007, em Interlagos, Hamilton falhou. Favorito, errou e deu adeus à taça.
Pressão à qual Massa já está acostumado. Um dos principais exemplos ocorreu em 2000, quando o brasileiro disputou as Fórmulas Renault italiana e européia.
No segundo campeonato, chegou à prova final precisando de um quinto lugar, missão igual à de Hamilton hoje. Na corrida, chocou-se com seu principal rival, que abandonou. O brasileiro ainda voltou à pista e terminou na zona de pontuação.
Na Renault italiana, as chances eram bem mais escassas. O piloto chegou ao encerramento da temporada precisando de uma vitória e do ponto extra pela volta mais rápida. Seu principal adversário tinha de chegar no máximo em terceiro.
"Ele usou uma estratégia que nem meu pai sabia que usaria. Assumiu a ponta, e o cara estava atrás. Então, ele tirou o pé e deixou o cara encostar porque sabia que o terceiro colocado era competitivo e tentaria a ultrapassagem. Quando ele passou, meu irmão acelerou e terminou o trabalho. Foi uma corrida fantástica", diz Eduardo.
Em 2001, último ano antes de chegar à F-1, Massa enfim teve descanso nas decisões. O brasileiro conquistou a Fórmula 3000 européia com seis vitórias em oito etapas.
Hoje, no cockpit da Ferrari, na última prova do ano, ele volta a precisar de "milagres" para ser campeão de novo.


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