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Brasileiro soma títulos sob pressão
MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL
O título da F-1 ainda é inédito, mas o caminho trilhado
por Felipe Massa e Lewis
Hamilton até a decisão de
hoje já rendeu aos pilotos
uma rica coleção de troféus.
As histórias dessas conquistas, porém, escancaram
uma diferença entre eles que
pode ajudar a decidir o título.
Desde que deixou o volante do kart, o inglês ganhou
seus troféus com facilidade,
sem precisar mostrar serviço
na última prova do campeonato. Para Massa, título e dificuldade são duas palavras
que andam juntas desde a
Fórmula Chevrolet, em 99.
Naquele ano, precisava ser
terceiro para ser campeão.
Conseguiu, mas contou com
a sorte. Na disputa com um
rival com carro mais potente,
caiu para quarto, mas foi beneficiado pela quebra de outro à sua frente.
O primeiro título de Hamilton depois do kart ocorreu na Fórmula Renault, em
2003. O inglês abriu vantagem tão ampla durante o ano
que nem precisou correr as
duas últimas provas.
Dois anos depois, Hamilton venceu a Fórmula 3 européia a quatro corridas do
fim -ganhou 15 de 20 etapas.
Na disputa com Nelsinho Piquet pelo troféu da GP2 em
2006, venceu com uma prova de antecedência graças à
punição de um adversário.
Na única vez em que entrou na pista sob pressão para a última corrida do Mundial, em 2007, em Interlagos,
Hamilton falhou. Favorito,
errou e deu adeus à taça.
Pressão à qual Massa já está acostumado. Um dos principais exemplos ocorreu em
2000, quando o brasileiro
disputou as Fórmulas Renault italiana e européia.
No segundo campeonato,
chegou à prova final precisando de um quinto lugar,
missão igual à de Hamilton
hoje. Na corrida, chocou-se
com seu principal rival, que
abandonou. O brasileiro ainda voltou à pista e terminou
na zona de pontuação.
Na Renault italiana, as
chances eram bem mais escassas. O piloto chegou ao
encerramento da temporada
precisando de uma vitória e
do ponto extra pela volta
mais rápida. Seu principal
adversário tinha de chegar
no máximo em terceiro.
"Ele usou uma estratégia
que nem meu pai sabia que
usaria. Assumiu a ponta, e o
cara estava atrás. Então, ele
tirou o pé e deixou o cara encostar porque sabia que o
terceiro colocado era competitivo e tentaria a ultrapassagem. Quando ele passou,
meu irmão acelerou e terminou o trabalho. Foi uma corrida fantástica", diz Eduardo.
Em 2001, último ano antes
de chegar à F-1, Massa enfim
teve descanso nas decisões.
O brasileiro conquistou a
Fórmula 3000 européia com
seis vitórias em oito etapas.
Hoje, no cockpit da Ferrari, na última prova do ano, ele
volta a precisar de "milagres"
para ser campeão de novo.
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