São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Vida de técnico


O mercado tem se mostrado aquecido com as recentes trocas de comando tanto em equipes como nas seleções

CIDA SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

NOS ÚLTIMOS DIAS , a novidade foi a dança dos técnicos. A chinesa Lang Ping, vice-campeã olímpica com os EUA, não quis renovar seu contrato. Renan, técnico da equipe de Ricardinho e Gustavo na Itália, foi dispensado pelo Treviso. Antônio Rizola não é mais técnico do São Caetano.
Aos 48 anos, Lang Ping parece que deseja um pouco de tranqüilidade.
Quer ter mais tempo para ficar ao lado da filha de 16 anos. Ela ainda tentou que trocassem o local de base do treino da seleção americana de Colorado para Los Angeles para ficar perto da família. Mas não teve êxito.
O plano dela então mudou. Passou a querer dirigir um time, o que significa menos tempo de trabalho do que uma seleção. Com belo currículo, ela não precisou esperar muito: já acertou com o Ankara, da Turquia.
Para quem não se lembra, Lang Ping foi uma das melhores atletas da história do vôlei: foi campeã olímpica em 84. Como técnica, tem duas pratas olímpicas: em 96, com a China, e em 2008, com os EUA.
Na Itália, sobrou para o técnico Renan. O time nem estava tão mal: era o quarto colocado, com cinco vitórias e quatro derrotas. O problema é que as quatro derrotas foram em casa. A maior ousadia de Renan neste ano foi contratar Ricardinho mesmo sabendo que poderia ter problemas. O central Gustavo, um dos veteranos do Treviso, não tem bom relacionamento com Ricardinho desde a dispensa do levantador em 2007 da seleção brasileira.
O italiano Francesco Dall'Olio assumiu o posto de Renan, mas na estréia, no domingo, o Treviso voltou a perder em casa para o Macerata.
O técnico Antônio Rizola pediu ontem afastamento do São Caetano.
Rizola disse que está com problemas de saúde e pessoais. No mês passado, ele sofreu séria fratura na mão direita. Já passou por duas cirurgias.
Depois da última operação, no sábado, ele tomou essa decisão. Rizola passará período com a família em Belo Horizonte para se recuperar. Ele segue técnico da seleção juvenil, que em 2009 disputará o Mundial. O seu assistente, Chicão, assumiu o comando do São Caetano.

TÉCNICOS
Radamés Lattari, ex-técnico da seleção brasileira, mudou de time na Itália. Foi dispensado do Martina Franca, da Série A-1, mas já foi contratado pelo Castellana Grotte, da Série A-2. Quem assumiu o Martina Franca foi Marco Bonitta, ex-técnico da seleção italiana.

COPA DA RÚSSIA
Na primeira temporada em terras russas, o ponteiro Dante já conquistou o primeiro título. O seu time, o Dínamo Moscou, venceu o Iskra Odintsovo, do atacante Giba, por 3 sets a 1 (23/25, 25/19, 25/18 e 28/26) na final da Copa da Rússia. Giba foi o maior pontuador, com 23 pontos. Dante marcou 13.

cidasan@uol.com.br



Texto Anterior: F-1: Prost pede teste na Ferrari para o filho
Próximo Texto: José Roberto Torero: Decepção, desilusão, desengano...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.