São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patriots buscam redefinir perfeição

New England pega o NY Giants no Super Bowl e pode ser o 2º campeão invicto da história da liga de futebol americano

Equipe nova-iorquina tem no retrospecto fora de casa trunfo para impedir feito do rival, flagrado espionando o New York Jets em setembro

DA REPORTAGEM LOCAL

O New England Patriots pode estabelecer nesta noite um novo conceito de perfeição no Super Bowl, a decisão da temporada do futebol americano.
Se bater o New York Giants, a equipe de Massachusetts obterá o quarto título em sete anos, numa "temporada perfeita".
Até hoje, só uma vez a NFL (liga profissional de futebol americano) teve um campeão invicto, o Miami Dolphins, em 1972. Naquela época, porém, eram menos partidas. A equipe da Flórida encerrou a temporada com 17 vitórias -marca já superada pelos Patriots, vencedores de 18 confrontos para atingir o Super Bowl.
Na trajetória, a equipe colecionou recordes ofensivos, como o de maior número de pontos (589) na temporada regular (16 jogos antes dos playoffs).
Para atingir a marca, o quarterback Tom Brady (eleito melhor jogador da temporada, com 49 votos em 50) também fez história, conectando pela primeira vez na história 50 passes de touchdowns -a jogada máxima do futebol americano.
Isso levou a outro recorde, de Randy Moss, que recebeu 23 bolas para touchdowns.
O último foco de resistência à temporada perfeita dos Patriots é justamente o time que se notabilizou pelo poder de recuperação ao longo do ano, obtendo também marcas que enchem de esperança a torcida nova-iorquina.
Pela primeira vez na história da Conferência Nacional, um time atingiu o Super Bowl depois de vencer todas suas partidas de playoff fora de casa.
De quebra, os Giants tornaram-se a primeira equipe a ganhar dez jogos fora de seus domínios -apesar de jogado em campo neutro, no estádio da Universidade de Phoenix, o mando é dos Patriots, vencedores da Conferência Americana.
E os visitantes contam com a simpatia de boa parte dos torcedores das demais equipes da liga, em razão de um escândalo de espionagem protagonizado pelo rival desta noite -em setembro, o estafe dos Patriots foi flagrado filmando os sinais do time de defesa do New York Jets, o que rendeu multa de US$ 750 mil, além da perda do direito de selecionar um atleta no próximo recrutamento.
Mas o caso não acabou. Anteontem, o "New York Times" noticiou que o senador Arlen Specter, republicano da Pensilvânia, quer que a NFL explique por que destruiu as provas de espionagem depois de punir o New England Patriots.
Tal como a estratégia do sindicato dos jogadores de aproveitar o jogo a fim de ameaçar greve na próxima temporada, essa é uma das questões extracampo que orbitam o maior evento esportivo dos EUA.


NA TV - New England Patriots x New York Giants
Bandsports, ao vivo, às 21h30



Texto Anterior: Natação: Brasileiros vão ao pódio em evento-teste
Próximo Texto: Astro da decisão toma capas de revistas como a namorada modelo, Gisele
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.