São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA 2002/ AS CHAVES DA COPA

GRUPO E

Camarões, Irlanda e até a Arábia Saudita ameaçam os tricampeões

Alemanha teme maior vexame em Mundiais

Foi-se o tempo em que a Alemanha caía em um grupo com um time africano, um asiático, uma seleção de segunda linha da Europa e a primeira colocação garantida.
Além de o favorito histórico sofrer uma acentuada queda de produção, os concorrentes, mais especialmente dois deles, melhoraram consideravelmente a ponto de ameaçar a própria classificação dos tricampeões mundiais.
Na Copa de 98, a Alemanha foi eliminada nas quartas-de-final, e ainda com um sonoro 3 a 0 diante da Croácia. Na Eurocopa de 2000, o estrago foi maior: saiu ainda na primeira fase, também com um 3 a 0, só que diante de Portugal. Nas eliminatórias, quase o maior vexame, pois o time penou para conseguir a vaga na repescagem.
Com um técnico pouco experiente, o ex-atacante Rudi Voeller, e uma geração que ainda não mostrou força, a tradição alemã certamente terá dificuldade para se impor contra as competitivas seleções de Camarões e Irlanda.
Os africanos são bicampeões continentais e atuais campeões olímpicos. Ambicionam até o primeiro lugar do grupo. Camarões tem condições de alcançar o melhor posto já obtido por uma equipe africana. O ataque conta com ótimas opções, como Mboma, Eto'o e N'Diefi. E a defesa, antes vulnerável, agora é quase uma muralha -não foi vazada na Copa da África deste ano.
Os irlandeses deixaram para trás nas eliminatórias a Holanda, equipe poderosa que obteve melhores resultados que a Alemanha recentemente (também não perderam do bom time de Portugal).
A Irlanda não é mais uma equipe que se limita a defender e a explorar chutões e chuveirinhos. Do meio-campo para a frente, há bons jogadores, com destaque para Roy Keane, ""só" o capitão do Manchester United, da Inglaterra.
A Arábia Saudita é, sim, a grande favorita da chave, mas ao contrário. Dificilmente conseguirá sair da última colocação do grupo. O país já tem alguma bagagem em Copas, mas ainda não evoluiu o suficiente para oferecer perigo aos rivais. E seu primeiro confronto será contra a Alemanha.
Se der a lógica, os alemães avançam às oitavas, mas suando. Camarões e Irlanda, porém, podem ir mais longe que a Alemanha.


Texto Anterior: Hipismo: Pessoa comete falta e fica em nono lugar
Próximo Texto: É um grupo bem complicado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.