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De la Hoya inaugura hoje sua turnê de despedida
Empreendedor mergulhado em negócios, ele pega Forbes, estrela de "reality show"
Nome mais popular do boxe, que já possuía firma
de combates, recentemente comprou editora e adquiriu
25% de equipe de futebol
EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL
Nome mais popular do boxe
atual e campeão mundial em
seis categorias de peso, o norte-americano Oscar de la Hoya,
35, inicia hoje, contra o compatriota Steve Forbes, 31, nos
EUA, sua turnê de despedida.
Se ganhar hoje, em um combate acertado para o peso de até
68,1 kg e em 12 assaltos, o ""Garoto de Ouro" planeja realizar
só mais duas lutas, pendurar as
luvas até o fim do ano e se dedicar aos negócios, que abrangem
diversos empreendimentos.
O principal deles é a Golden
Boy Promotions, firma promotora de lutas, várias delas distribuídas nos EUA pelo sistema
"pay-per-view". Logo no início
de suas operações, a empresa
de De la Hoya emplacou a série
mensal Boxeo de Oro na emissora americana HBO Latino.
A programação de hoje terá
como promotora a Golden Boy
Promotions, que já ocupa espaço ao lado de empresas mais
tradicionais, como a Don King
Productions e a Top Rank, de
seu ex-promotor, Bob Arum.
Em sua lista de contratados
figuram mais de uma dezena de
campeões ou ex-campeões.
Precavido, De la Hoya tirou
um experiente veterano do ramo financeiro, Richard Schaefer, para auxiliá-lo no gerenciamento. Apesar disso, mesmo
concentrado para seus combates, como o último contra Floyd
Mayweather Jr., De la Hoya
participa das decisões da firma.
Ele também adquiriu, em setembro do ano passado, a editora da mais tradicional revista
de boxe, "The Ring". A editora
também produz outras publicações, em outras modalidades
e áreas de interesse.
Nem os detalhes passam despercebidos pelo "Garoto de Ouro". Quem recebe correspondência da agora renomeada
Sports and Entertainment Publications LLC nota que o papel
timbrado da editora traz a silhueta de um pugilista cujo perfil lembra o próprio De la Hoya.
Os investimentos do boxeador estão se diversificando e ultrapassam as fronteiras do quadrilátero. O empresário/pugilista se tornou em fevereiro co-proprietário do clube de futebol Houston Dynamo. Adquiriu 25% das ações da equipe da
Major League Soccer, a liga
norte-americana de futebol.
""Sou um vencedor e quero
estar associado a outra marca
vencedora", comemorou De la
Hoya, que, na oportunidade,
chegou a lançar a idéia da construção de um novo estádio.
Além disso, ele lançou uma
grife de roupas esportivas e, durante um período em que esteve ausente dos ringues, até gravou um CD, que chegou a concorrer ao Grammy.
A sua última jogada foi escrever uma autobiografia intitulada ""American Son, My Story",
com Steve Springer.
Até no momento em que selecionou os próximos passos
em sua turnê de despedida, o
lado empreendedor de De la
Hoya imprimiu a sua força.
Em vez de escolher um oponente ""fácil" para a segunda luta da turnê de despedida (se bater Forbes) e tentar fechar apenas com vitórias sua carreira,
preferiu o combate com maior
potencial para gerar lucro: uma
revanche com Mayweather Jr.,
considerado o melhor lutador
da atualidade. A terceira e última luta, segundo ele mesmo,
deverá ser com o campeão dos
meio-médios Miguel Cotto.
De la Hoya foi derrotado no
duelo original, mas a luta se tornou a mais milionária da história do boxe. Rendeu US$ 120
milhões em "pay-per-view".
NA TV - O. de la Hoya x S. Forbes
HBO Plus, ao vivo, às 23h22
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