São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pacaembu, 16h

Ronaldo adoça busca do Corinthians pelo Paulista

Santos precisa ganhar por 3 gols de diferença para impedir o 26º título do rival

Com o atacante, time deixa de ser o saco de pancadas nos clássicos paulistas e joga também pelo título invicto, o primeiro desde 1972


Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Ronaldo, oito gols neste Paulista, treina para a decisão de hoje

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians pode até perder hoje por dois gols de diferença para o Santos, no Pacaembu, que ainda assim levará o 26º Paulista da sua história. Tarefa teoricamente tranquila para quem conta com Ronaldo.
Com o camisa 9 em campo, o time deixou de ser o saco de pancadas dos clássicos, papel que cumpriu nos últimos anos.
Mas especial mesmo para o clube, que estava na segunda divisão nacional no ano passado, será se o título acontecer com um novo triunfo (ou pelo menos com um empate) sobre o adversário, que vai em busca da sua 18ª taça do Estadual.
Além de selar em grande estilo a conquista de mais um troféu estadual, onde possui a hegemonia, o Corinthians será o primeiro campeão paulista invicto desde 1972, quando o Palmeiras conseguiu o feito.
Graças a Ronaldo.
A partir de 2004, quando iniciou seu jejum no Estadual, até a estreia do atacante, o Corinthians enfrentou seus três maiores rivais pelo torneio (Palmeiras, Santos e São Paulo) 14 vezes. Só venceu um desses jogos. Contando o Brasileiro, foram 34 clássicos desde 2004, e só sete triunfos corintianos.
Números que passaram de ridículos a impressionantes depois de que o camisa 9 entrou em campo pelo clube.
Foram cinco clássicos, com quatro vitórias e um empate (que ainda teve sabor especial, já que o gol contra o Palmeiras, de Ronaldo, foi marcado nos acréscimos). O aproveitamento de 14% no Paulista de 2004 até o atacante chegar ao clube passou a ser, com ele, de 87%.
Ronaldo já fez gols pelo Corinthians contra Palmeiras, Santos e São Paulo. Diante desses times, balançou as redes, com estilo, quatro vezes.
Se tantos feitos podem deixar o título corintiano mais doce, servem também para fazer mais épico um triunfo do Santos, que busca o seu terceiro Estadual nos últimos quatro anos.
O time do técnico Vagner Mancini, que já perdeu duas vezes para o Corinthians neste Paulista, não deu sinais de que desistiu. E o treinador diz que vai usar o favoritismo corintiano para motivar seus atletas.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Ronaldo apanha à europeia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.